ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

DESFILE MILITAR DE 7 DE SETEMBRO

Slide 1
Slide 2
Slide 3

A Parada Militar (ou Desfile das Forças Armadas), com participação do Exército, Marinha e Aeronáutica, comemora o Dia da Independência — 7 de setembro de 1822 — quando D. Pedro I deu o grito libertador, colocando o Brasil na posição de nação independente, desligando-se definitivamente da coroa portuguesa. O desfile acontece na Avenida Presidente Vargas, em frente ao Palácio Duque de Caxias, sede do Comando Militar do Leste, ao lado da Central do Brasil.

A duração aproximada é de três horas, com o desfile de 3 mil militares das Forças Armadas e das forças auxiliares, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal, ex-combatentes da Força Expe-dicionária Brasileira (FEB) e escolas militares, além de entidades civis, clubes de serviços, o Lions Clube e a Cruz Vermelha. O desfile traz para a avenida uma mostra do aparato militar em uso no País: carros de combate, viaturas militares, motocicletas e soldados com armamento de combate.

Uma tradição no Rio de Janeiro (como em todas as capitais do Brasil), o desfile cívico-militar mobiliza um grande efetivo de pessoas e organizadores, e todo o Centro da cidade é afetado com a passagem de tropas, armamentos e efetivos militares. Participam do evento cerca de 15 mil espectadores, entre cariocas e turistas, e também autoridades estaduais e municipais, que acompanham as exibições das tradicionais bandas militares de música: a do Primeiro Batalhão de Guardas e a da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que sempre abrilhantam a festa.