ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Música e Arte

ESCOLA DE MÚSICA VILLA-LOBOS

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8

Fundada em 1952 e concebida para facilitar o ingresso de alunos que não teriam condições de estudar música, a Escola virou um respeitado centro de referência, responsável pela formação de vários músicos que hoje são profissionais com sólidas carreiras.

Os cursos são segmentados nas vertentes Básico em Música, Formação Musical, Técnico e, por último, o Preparatório, que, após três anos, formam o aluno tanto em teoria musical quanto na prática de instrumentos. Há também cursos para a terceira idade e aulas particulares de instrumentos específicos, que podem ser os dos naipes da orquestra ou os populares, como cordas dedilhadas, acordeão e percussão.

Além das salas para aulas e ensaios, a Escola abriga um amplo auditório, onde se apresentam alunos, professores ou convidados. O acervo de instrumentos para as aulas práticas é vasto. Só de pianos, são cerca de vinte. Além dos cursos, o Centro de Pesquisa e Documentação, também batizado como Espaço Maestro Alceo Bocchino, é aberto ao público. Seu acervo com obras de referência inclui mais de duas mil publicações, cerca de 24 mil partituras e mais de cem CDs.

O grande compositor César Guer-ra Peixe, que ali foi professor durante muitos anos, tinha a instituição como sua escola de coração e, em sua homenagem, o auditório foi batizado com seu nome. Outros grandes músicos lecionaram na escola, que também se orgulha dos grupos musicais que lá nasceram e que hoje se apresentam nas variadas opções de música clássica, chorinho, jazz, canto coral e música popular.

Eventos musicais, palestras, festivais e apresentações em lugares públicos são promovidos pela Escola Villa-Lobos e a agenda com a programação pode ser acompanhada pelo site. No primeiro sábado de cada mês acontece o projeto Villa Lobos de Portas Abertas, para o público que deseja conhecer suas dependências. A visitação, gratuita e que acontece às 11h, é limitada a 30 vagas, e deve ser agendada. A visita é encerrada com uma oficina prática musical, geralmente de percussão, para os felizardos participantes.

8h às 22h - 2ª a 6ª
8h às 14h - sábados (escola)
9h às 20h - 2ª a 6ª (biblioteca)
9h às 19h - 2ª a 6ª (secretaria)

(agendar visitas)

Gratuito

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

48 - E5

Informações:

Rua Ramalho Ortigão, 9 – Centro
(21) 2334-9198 / (21) 2332-6382
(21) 2334-9898

Facebook: Escola de Música Villa-Lobos
Site: http://www.villa-lobos.rj.gov.br
E-mail: contato.emvl@funarj.rj.gov.br