ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

ESCOLA DE CINEMA DARCY RIBEIRO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10

Considerada uma referência em formação profissional no campo das artes cinematográficas, a Escola oferece cursos, oficinas, palestras e uma série de atividades abertas ao público. Fundada em 2002, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR) é mantida pelo Instituto Brasileiro de Audiovisual (IBAV), uma instituição sem fins lucrativos criada em 1998 cuja missão é incentivar a educação, a pesquisa e a formação técnica e artística de novos profissionais para o setor audiovisual.

Situada em um belíssimo prédio, a Escola se orgulha porque cerca de 90% dos seus formandos são logo inseridos no mercado de trabalho, passando a atuar em produtoras, estações de TV, empresas de cinema e outros veículos.

O programa didático inclui cursos regulares de toda a cadeia produtiva do cinema, com quatro módulos: Direção; Roteiro; Montagem e Edição de Imagem e de Som e Produção Audiovisual. Aos sábados, há atividades no Cineclube ECDR das 14h às 17h, incluindo sessões de cinema gratuitas e abertas ao público. Oficinas livres também são ministradas para os profissionais do mercado que desejam se atualizar. Com o intuito de democratizar o acesso à educação, são oferecidas bolsas de estudo para alunos indicados por ONGs e instituições sociais. Os professores são profissionais atuantes no mercado audiovisual, com destaque para nomes como Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Jorge Durán e Flávio Ramos Tambelini, entre outros veteranos e novos expoentes.

A ECDR possui um excelente Centro de Documentação e Referência, disponível em formato de biblioteca para atender os alunos e o público em geral. O rico acervo inclui também uma filmoteca e uma biblioteca só de roteiros.

Na ECDR, o clima de descontração, a troca de ideias e a confraternização são premissas sempre estimuladas. Grandes eventos e lançamentos de filmes também acontecem no amplo e criativo espaço, que é uma verdadeira fábrica de lapidação de talentos da sétima arte.

9h às 12h - 2ª a 6ª (secretaria e agendar visitas)

Cursos com preços variados

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus

14 - F4

Informações:

Rua da Alfândega, 5 – Centro
(21) 2516-3514

Facebook: Escola de Cinema Darcy Ribeiro
Site: http://www.escoladarcyribeiro.org.br
E-mail: secretaria@ecdr.org.br