IGREJA DE SÃO FRANCISCO DA PRAINHA
Interditada em 2004 pela Defesa Civil por problemas de conservação, a tricentenária igreja localizada na
base do Morro da Conceição foi totalmente restaurada, sendo reaberta em julho de 2015, em missa solene celebrada pelo cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro. As obras de restauração, custeadas pela prefeitura através do programa Porto Maravilha, duraram dois anos e foram recuperados detalhes originais deste patrimônio histórico tombado, de grande relevância para a região portuária e para a Cidade.
A primeira Igreja de São Francisco da Prainha foi construída em 1696 a pedido do padre Francisco da Motta e doada em testamento, em 1704, para a Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Na ocasião da invasão francesa, em 1710, a igreja acabou sendo destruída em um incêndio, ficando em ruínas durante muito anos, até que, em 1738, a Ordem iniciou a construção de um novo templo no mesmo lugar onde ficava o antigo, inaugurado dois anos depois.
Em seu interior, púlpitos e confessionário em estilo gótico são os destaques, bem como a escada em caracol trabalhada em ferro e a imagem do Bom Jesus dos Navegantes no altar-mor, além de pinturas que ficam na lateral da sacristia e reproduzem imagens de São Francisco de Assis.
O dia de São Francisco é comemorado em 4 de outubro, quando são celebradas várias missas especiais e é realizada uma grande festa que atrai muitos devotos, especialmente os moradores da região que têm laços de afetividade explícita com a igreja, cenário de muitos de seus casamentos e batizados, fazendo parte de suas histórias de vida.
9h às 11h30 / 13h às 16h - 2ª a 6ª
(visitação livre)
10h30 - domingos
(missa)
Gratuito
Todas as idades
Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus
63 - E3
Informações:
Adro de São Francisco, s/n - Centro
(21) 2240-4565
E-mail: ofsbr@terra.com.br
E-mail: ofsbr@ofs.org.br