ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Expressões Artísticas

A GENTIL CARIOCA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
7 1 2 3 4 5 6 8 9

Criada em 2003 pelos artistas plásticos Márcio Botner, Laura Lima e Ernesto Neto, esta galeria de arte contemporânea vem inovando o mercado e abrindo frente para novos artistas. Localizada em um amplo sobrado no Saara, A Gentil Carioca é um espaço onde a arte está em toda parte, desde a fachada às salas de exposição, corredores, salas administrativas e até mesmo nos banheiros, decorados com azulejos que de longe parecem portugueses, mas que, ao olhar de perto, vê-se que são lindos desenhos feitos por artistas da galeria.

A galeria realiza vários projetos. Um deles é o Camisa Educação: desde 2005, a cada nova exposição um artista é convidado a criar a estampa de uma camiseta baseada no tema da mostra. A única regra é inserir na obra a palavra “educação”.

Outro projeto de sucesso é a Parede Gentil: de quatro em quatro meses, sempre patrocinado por um colecionador, um artista é convidado a produzir uma obra especial sobre a empena (parede lateral) da casa, muito visível em uma esquina movimentada do Saara. A coleção das obras realizadas está registrada em fotos, e algumas geraram alta interação, como a imagem de chuveiros que atraiu pessoas querendo tomar banho, algumas sem roupa. Uma das obras mais recentes, a “Cura”, consistia em um grande jardim vertical com vários vasinhos contendo plantas medicinais, formando o desenho de um símbolo de proteção da umbanda.

Outros projetos de destaque são o Abrealas, que divulga novos talentos da arte contemporânea através de uma grande coletiva, e o Alalaô, que, desde dezembro de 2001, convida um artista para fazer uma obra ou intervenção na praia do Arpoador.

A Gentil Carioca promove grandes festas na rua, e ampliou seu espaço adquirindo o prédio em frente, aumentando, assim, suas possibilidades de pensar e fazer arte-educação e cultura de maneira social. Quando perguntada pela razão do nome para a galeria, a diretora Elsa Ravazzolo explica que se a arte tivesse um gênero, seria feminino, por isso o “A”. Além disso, ela pode ser gentil, ou não. E o “Carioca” é por causa do Rio, paixão de todos os membros desta iniciativa que há 12 anos vem fazendo e expondo arte de qualidade.

12h às 19h - 2ª a 6ª (agendar visitas para os sábados, exceto 1º sábado do mês)

Gratuito

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus

35 - E5

Informações:

Rua Gonçalves Ledo, 11 e 17 (sobrado) – Centro
(21) 2222-1651

Facebook: A Gentil Carioca
Site: http://www.agentilcarioca.com.br
E-mail: correio@agentilcarioca.com.br