ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Espaços Literários

ACADEMIA DO SABER

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
1 2 3 4 5 6

Resistindo bravamente no atual mercado, onde o comércio de livros usados já não é mais tão procurado, a Academia do Saber, com suas três lojas no Centro, segue se adaptando aos novos tempos, nos quais boa parte das pessoas prefere as compras pela internet. O bem humorado Ricardo, que desde os 17 anos trabalha no comércio de livros usados, comanda a loja da Avenida Passos e brinca, dizendo que hoje ele é um “seboso”. Apesar da internet, ainda há clientes fiéis, especialmente mestrandos e doutorandos, além do público em geral, que literalmente perde a noção das horas garimpando obras nas inúmeras estantes. Certa vez, a loja estava fechando quando ouviram um grito vindo lá de cima: “Ei, eu tô aqui!”. Se não fosse pelo grito, aquele freguês iria passar a noite em companhia de bons autores.

O acervo tem cerca de 150 mil exemplares, entre novos e usados. Juntando com as duas outras lojas, o catálogo chega a impressionantes 500 mil itens. Ricardo costuma comprar muito de famílias que se desfazem de suas bibliotecas e, em uma dessas avaliações, adquiriu um lote de cerca de 600 livros, todos sobre música, alguns considerados raridade. Mal teve tempo de catalogá-los e colocá-los nas estantes. Quando estavam ainda empilhados no chão, entrou um maestro que, ao ver aquelas preciosidades, se atirou ao chão e decretou, abraçado aos livros: “Ninguém mexe, é tudo meu! Vendo até meu carro se for preciso, mas ninguém mexe!”

Só quem ama a leitura sabe o prazer de entrar em um sebo e se perder pelos corredores procurando um exemplar. Na maioria das vezes, o livro é que acha a pessoa.

11h às 22h - 2ª a 6ª
9h às 13h - sábados

A partir de R$ 2

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus

21 - E5

Informações:

Avenida Passos, 23-25 – Centro
(21) 2242-4826

E-mail: adosaber2325@gmail.com