ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Cultura Gastronômica

AL-FARABI

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
1 2 3 4 5 6 7 8 9

Ocupando um casarão centenário no Corredor Cultural do Centro, este misto de sebo, restaurante e bar tornou-se ponto de encontro de boêmios e de amantes da literatura, que desfrutam de boa comida, diversão e arte. O nome homenageia um filósofo árabe e enaltece a profissão de alfarrabista (comerciante de livros usados), combinando perfeitamente com a essência do lugar, cujo interessante logotipo foi criado pelo cartunista Jaguar.

Inaugurado em fevereiro de 2004, o Al-Farabi começou apenas como um sebo. A partir de 2007, sob a batuta do casal Carlos e Evelyn, foram implantados o café, o restaurante e o bar, que oferece, além de drinques, uma respeitável carta de cervejas. Os livros sempre foram a paixão do casal: ele tem larga experiência no trabalho em grandes editoras, ela é historiadora. O casamento é perfeito.

No vasto acervo podem-se encontrar muitas opções de clássicos da literatura, ciências humanas e livros raros, como, por exemplo, as primeiras edições das obras de Maquiavel, datadas de 1550. Mapas antigos e discos de vinil também fazem parte dos destaques que mais atraem colecionadores.

O restaurante faz muito sucesso entre um público que, no horário de almoço, sai em busca de refúgio tranquilo e, claro, uma boa refeição. A culinária é brasileira e um dos pratos mais pedidos é o picadinho carioca (carne em cubinhos, cogumelos Paris frescos, arroz, ovo pochê, farofa e banana frita). Para sobremesa, o alfajor caseiro lidera a preferência.

Todas as quartas, quintas e sextas-feiras, entre 18h30 e 22h, o happy hour oferece um ótimo jazz ao vivo, sem cobrar couvert artístico. Outros eventos costumam acontecer, como palestras, exposições, lançamentos e/ou bate-papos literários, e a programação está disponível no site oficial da casa, que acolhe confortavelmente 120 pessoas distribuídas em vários ambientes.

Em qualquer hora do dia, o diversificado Al-Farabi é um estímulo à boa leitura, ao arejamento de ideias ou à simples troca de uma prosa, sempre acompanhados de um bom café ou uma boa gelada.

10h às 17h - sábado e 2ª
10h às 17h - 3ª a 6ª

Almoço a partir de R$ 35 (p/pessoa)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus

82 - F4

Informações:

Rua do Rosário, 30 – Centro
(21) 2233-0879

Facebook: Alfarabi
Twitter: @al_farab
Instagram: al__farabi
Site: http://www.alfarabi.com.br
E-mail: comercial@alfarabi.com.br