ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Espaços Literários

ANTIQUALHAS BRASILEIRAS

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
3 1 2 4 5 6

Quem passa na rua da Carioca, em frente ao número 10, é atraído pela criativa vitrine repleta de livros e objetos decorativos e pelo cheirinho de café do charmoso bistrô, que fica no primeiro piso.

O amplo e antigo sobrado foi adquirido e restaurado pela arquiteta Lucy Galindo que, em 1992, inaugurou em grande estilo o refinado sebo Antiqualhas Brasileiras. Filha do famoso livreiro Walter Cunha, ela tem uma experiência de 40 anos trabalhando com o comércio de livros. Aprendeu com o pai os segredos da profissão e lembra que adorava ver sua mãe encadernando algumas obras para preservá-las.

O prédio era, inicialmente, todo ocupado pelo Antiqualhas Brasileiras. Inspirada pelos cafés que frequentava em suas viagens ao exterior, Lucy teve a ideia de agregar à livraria uma cafeteria, a qual deixou sob o comando de seu filho Yansel. A cafeteria foi crescendo, virou também uma cachaçaria e acabou ocupando todo o primeiro piso, fazendo com que o sebo se transferisse para o jirau. Exposta no salão há uma pintura de Marques Jr. que retrata alguns escritores brasileiros no interior do Café Papagaio, em 1908, tomando café e degustando cachaça, o que confirma que a união dos livros com estas duas bebidas já era, àquele tempo, uma excelente combinação.

Pelas mãos talentosas de Lucy, a vitrine na frente do prédio está sempre em mutação, harmonizando livros, antiguidades e objetos decorativos. Além de obras raras, com destaque para edições de livros de Camões que datam de 1937, o foco do acervo são os livros sobre o Brasil e o Rio Antigo, como as “Histórias das ruas do Rio”, da Coleção Vieira Fazenda. Outras obras que fazem sucesso
e lideram as vendas são as reproduções de gravuras de Debret ou de Rugendas, que conferem ao espaço um certo ar de galeria que confraterniza pessoas e arte.

11h às 20h - 2ª a 6ª
11h às 14h - sábados

Preços variados

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

22 - E5

Informações:

Rua da Carioca, 10 (Jirau) – Centro
(21) 2233-9572

E-mail: yansel.mlv@globo.com