ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Artes Cênicas

ARMAZÉM CULTURAL DAS ARTES

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
2 1 3 4 5 6 7 9

Situado em um antigo armazém da região portuária, o espaço, com cerca de 5 mil  metros quadrados, possibilita a criação e produção de grandes cenários e objetos cenográficos para teatro, cinema e televisão, em diversas oficinas de cenotécnica, onde seus mestres, técnicos e artesãos produzem tudo o que se possa imaginar, do prego ao palco. 

Por volta da década de 1980, quando vários teatros da cidade passaram a ser reformados e os profissionais de cenografia e cenotécnica começaram a perder seus espaços de trabalho, um acordo entre a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) e a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) possibilitou a ocupação do antigo armazém, que estava desocupado, para que eles tivessem um local onde exercer seus ofícios. A partir de então, vários outros profissionais da área ali se instalaram e vêm ensinando a novas gerações, com o objetivo de formar mão de obra especializada. Com metodologia teórica e principalmente prática, são ensinadas novas tecnologias e resgatadas as tradicionais técnicas artesanais, quase em extinção, como as complicadas engenhocas cênicas, efeitos teatrais, pintura cenográfica e grandes telões em diversas texturas.

O espaço virou ponto de encontro da classe artística, promovendo a troca de saberes, acolhendo e viabilizando projetos para a indústria criativa do Rio de Janeiro e para o exterior. Em 35 anos, foram produzidos mais de 3.500 cenários, uma reconhecida referência ao fazer teatral carioca.

A profissão é um verdadeiro sacerdócio e a Secretaria de Cultura reconheceu o Armazém como escola, oficializando o espaço, a partir de 2010, como Ponto de Cultura Palco Escola. As aulas são ministradas por grandes mestres da cenotécnica, que já estão formando a quarta geração destes “artistas de bastidores”.

O grupo que administra o Armazém Cultural das Artes criou a Associação Cultural das Artes de Técnicos em Espetáculos de Diversões, que batalha para continuar ocupando o espaço que  correm o risco de perder. Os artistas se uniram e já apresentaram um projeto de revitalização do Armazém para melhorar as condições de trabalho e ensino, propiciar atividades culturais para os visitantes e, principalmente, preservar este cenário vivo que é a monumental edificação, em nome da memória cultural da cidade que eles tanto ajudam a preservar.

9h às 17h - 2ª a 6ª
(horário de trabalho da equipe)

*agendar visitas por telefone

Gratuito

Todas as idades (Ideal para grupos escolares)

Carro, Bicicleta, A pé, Ônibus

72 - D2

Informações:

Avenida Venezuela, 232 – Centro
(21) 2263-3998
(21) 2253-2735
(21) 2253-1722

Facebook: Armazém Cultural das Artes
Site: https://armazemcultura.wordpress.com
Site: http://pontodeculturapalcoescola.blogspot.com.br
E-mail: contato@cedrodolibano.com.br