ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Expressões Artísticas

ATELIÊ MARÇAL ATHAYDE

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
5 1 2 3 4

O maranhense que desde sua adolescência se descobriu artista e vem se dedicando às artes plásticas a partir de então, inicialmente expôs em várias coletivas na sua terra natal até conquistar, em 1983, o Prêmio Petrobras de Pintura Jovem. No ano seguinte, fez sua primeira individual ainda em São Luís e mudou-se em seguida para o Rio de Janeiro, onde até hoje vive exclusivamente de sua arte.

Sua vinda para o Rio lhe abriu novos horizontes e novas temáticas, que o instigaram a ver a cidade e as questões urbanas, transformando-as em uma poética pessoal. Em sua mais recente fase criativa, suas pinturas refletem a atemporalidade da cidade, evidenciando o contraste de séculos diferentes dentro de um mesmo plano, quase como uma autofagia que, segundo o artista, devora a própria cauda e se recria em uma outra forma.

Seu ateliê, que pode ser visitado, fica na Lapa, cercado de inspiração para suas criações. O artista, com várias exposições realizadas no Brasil e no exterior, tem atualmente exclusividade em uma galeria, através da qual são comercializadas suas obras. Marçal gosta mesmo é de pintar com tinta a óleo sobre grandes telas, mas já experimentou outras técnicas, como acrílico, guache e até esculturas, que passou a fazer em 1995. Seus trabalhos escultóricos são realizados em outro ateliê, onde compartilha o espaço com outros artistas. Usando uma técnica com reaproveitamento de madeira e objetos do cotidiano, cria, nesta fusão, um caminho ao imaginário com surpreendente movimento.

A duplicidade de talentos fez com que ficasse cinco anos sem pintar, mas ele avisa que “O pintor é mais velho e está no comando. Por isso, o jovem escultor dá um tempo em outro ateliê”. Transitando entre sua casa e os dois ateliês, Marçal só se movimenta de bicicleta, que, além de lhe proporcionar um olhar privilegiado sobre o cotidiano da cidade, contribui para sua saúde física e artística.

Agendar visitas por email

Gratuito (visitação)
Preços variados (obras)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Cinelândia), Ônibus

37 - F7

Informações:

Rua Moraes e Vale, 29 – Centro
(21) 2507-5324

E-mail: marcalarhayde@yahoo.com.br