ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Cultura Gastronômica

BAR LUIZ

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
2 1 3 4 5 6 7 8 9

Fundado em janeiro de 1887, o tradicional bar e restaurante faz parte da história do Rio, tendo sido palco de muitos encontros memoráveis de intelectuais e boêmios, desde aquela época até os dias atuais.

O Bar Luiz teve outros endereços antes de se instalar na Rua da Carioca, em 1927, quando ainda se chamava Bar Adolph, em homenagem ao seu fundador que, entre outras peculiaridades, adorava disputar quedas de braço com os clientes que tinham intenção de pedir qualquer bebida. Quem perdia tinha que tomar chope. Na época da Segunda Guerra Mundial, alunos do Colégio Pedro II tentaram destruir o bar por achar que o nome Adolph fazia alusão a Hitler. A multidão só foi contida depois que o compositor Ary Barroso fez um convincente discurso na porta do bar. Após este episódio, o proprietário austríaco Ludwig Vöit naturalizou-se, adotou o nome de Luiz e passou o nome para o bar. Estas e muitas outras histórias podem ser apreciadas no site oficial da casa. Vale a pena.

O Bar Luiz foi o pioneiro em apresentar o chope à Cidade Maravilhosa. Recebeu o primeiro barril de cem litros na sua inauguração; a novidade fez o maior sucesso e pouco custou para cair nas graças dos cariocas, tornando-se quase uma paixão. A fama do chope bem tirado, seja claro ou escuro, é a marca registrada da casa.

A culinária tipicamente alemã também faz a fama do Bar Luiz, e o carro-chefe é o kassler com salada de batata, que serve bem duas pessoas. Outro prato que se destaca é o Alemão Completo, que vem com kassler, salsichão, salsicha branca, salada de batata e chucrute. O cardápio inclui 20 pratos típicos alemães e outros tantos da culinária brasileira, com opções de carne, frango e peixe. A grande atração das sobremesas é o apfelstrudel (torta de massa folhada com recheio de maçãs e um toque de canela) servido com chantilly, que alguns clientes vão até lá só para saboreá-lo.

O ambiente interno conserva o clima de Rio Antigo, presente especialmente nas fotos expostas com registros memoráveis, como, por exemplo, uma visão da Rua da Carioca em 1907 e outro com o bar lotado de boêmios, com seus chapéus de palha, datado de 3 de janeiro de 1927, na comemoração de 40 anos de fundação da casa. 

Durante o Carnaval, é tradição centenária abrir no sábado, reunindo uma animada concentração de foliões. O livro de ouro de presenças registra depoimentos de clientes. Em um deles, um senhor — então com 77 anos e morando em Brasília, declara que estava muito feliz em apresentar para toda a família a casa que havia frequentado assiduamente desde 1956.

Prêmios e recomendações também fazem parte da história do Bar Luiz, neste mais de um século de existência e serviços prestados, e como cenário histórico e cultural dos cariocas.

11h às 17h - 2ª feira
11h às 20h - 3ª e 4ª
11h às 21h30 - 5ª e 6ª
11h às 17h - sábados

Preços variados

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

87 - E5

Informações:

Rua da Carioca, 39 – Centro
(21) 2262-6900

Facebook: Bar Luiz
Site: http://www.barluiz.com.br
E-mail: barluiz@barluiz.com.br