ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Espaços Literários

BIBLIEX E BIBLIOTECA FRANKLIN DÓRIA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
7 1 2 3 4 5 6

A Biblioteca do Exército (BIBLIEx) foi fundada em 17 de dezembro de 1881 pelo Conselheiro Franklin Américo de Menezes Dória — Barão de Loreto, Ministro da Guerra e Ministro Interino dos Negócios Estrangeiros — com o intuito de contribuir para o desenvolvimento cultural do profissional-militar. A solenidade de inauguração teve a ilustre presença do imperador D. Pedro II.

Instalada em uma das alas do imponente Palácio Duque de Caxias, a BIBLIEx atende não somente aos militares como também à população civil, e é composta por duas unidades de informação: a Biblioteca Franklin Dória, situada no terceiro andar, e a Biblioteca Lobo Viana, no Museu Militar Conde de Linhares. Desde 1938, foi também criada uma unidade de edição, que vem possibilitando a publicação de livros, que contabilizam atualmente mais de 900 títulos. Outras atividades culturais também vêm sendo desenvolvidas, tais como: palestras, conferências, participação em feiras e bienais de livros, cursos e prêmios culturais destinados a autores civis e militares que tenham trabalhos inéditos na área social, econômica, política ou relativos à defesa nacional.

A Biblioteca Franklin Dória dispõe de cerca de 15 mil volumes incluindo livros de história, geografia, geopolítica, arquivos e fotografias, enciclopédias, dicionários, publicações de conhecimento geral, ciências humanas, técnicas militares, etc., além de inúmeros perió- dicos. Entre as obras raras destacam-se um periódico do tempo de Napoleão Bonaparte, o “Le Moniteur Universel”, e um livro de 1598, de Theodore De Bry, sobre a História do Brasil. As instalações da unidade foram modernizadas e são também abertas ao público, oferecendo, gratuitamente, além de vasto material para pesquisa e consulta, sala de leitura, sala de vídeo, computadores com internet e um catálogo de publicações já digitalizadas, disponível no site. As obras raras estão no Salão de Honra da BIBLIEx, que é restrito a militares, mas aberto aos demais públicos, mediante permissão para visitá-lo por meio de agendamento especial. O Salão, que comporta também um auditório anexo, expõe mobiliário de época, esculturas, fotos e pinturas, além de uma coleção de todas as bandeiras históricas do Brasil.

A maioria da população desconhece esta fonte de conhecimento que o Exército disponibiliza a todos, mantendo a Biblioteca de portas abertas. Basta apenas que se identifiquem na entrada e estejam com trajes apropriados, conforme as regras mínimas do bom senso. A monumental edificação já vale a visita, bem como a do histórico Phanteon de Caxias, bem em frente ao prédio.

8h às 16h - 2ª a 5ª
8h às 12h - 6ª feira

Gratuito

Todas as idades

Rampa, Elevador

Carro, Metrô (Estação Central), Ônibus

Documento de identificação

24 - D4

Informações:

Praça Duque de Caxias, 25 – 3º andar (Ala Marcílio Dias no Palácio Duque de Caxias) – Centro
(21) 2519-5726

Facebook: Biblioteca do Exército
Site: http://www.bibliex.ensino.eb.br
E-mail: biblioteca.franklindoria@bibliex.ensino.eb.br