ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Espaços Literários

BIBLIOTECA PARQUE ESTADUAL

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

A biblioteca fundada por D. Pedro II em 1873 e conhecida, posteriormente, como Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro, foi totalmente modernizada e reformada em uma obra que durou quatro anos, sendo reinaugurada como Biblioteca Parque Estadual (BPE) em março de 2014. Com uma fabulosa proposta de vanguarda inspirada em bibliotecas-modelo de outros países que, além do estímulo à leitura e ao conhecimento, dão protagonismo a outras linguagens, a rede de bibliotecas Parque Estadual vem fazendo a diferença.

A BPE, com 15 mil metros quadrados, possui, além das salas que abrigam o vasto acervo de mais de 200 mil itens, a Biblioteca Infantil, o Café Literário, o Auditório Darcy Ribeiro, o Teatro Alcione Araújo, o estúdio de gravação, a Guanabarina (coleção de 30 mil livros sobre a história do Rio de Janeiro), a sessão de quadrinhos, a de periódicos, o Espaço Expositivo, além dos espaços Multimídia, Mundo, Ócio, Atualidades e o de Leitores Especiais. Tudo é pensado para proporcionar aos visitantes experiências únicas que motivam a curiosidade para buscar o conhecimento. Inúmeras atividades socioculturais educativas, como cursos, palestras, laboratórios, clubes de leitura, entre muitas outras, são realizadas através de programas inovadores, que abrangem todas as faixas etárias e atendem aos mais diversos interesses e necessidades.  Futuramente, o espaço contará também com um restaurante e um jardim suspenso.

O acervo de livros, revistas, DVDs e periódicos é distribuído de forma inovadora em relação à maioria das bibliotecas. Os itens mais procurados são acessíveis rapidamente e a divisão dos setores segue uma linha não convencional, facilitando em muito seu acesso. Para pegar livros emprestados, basta se cadastrar no balcão de atendimento, portando documento com foto e comprovante de residência (dos últimos três meses). Os 20 mil filmes em DVD podem ser assistidos em cabines privativas para até duas pessoas. O relaxante espaço do Ócio, com cadeiras confortáveis e vista para o pátio central com uma grande escultura de Waltercio Caldas, é inspirador.

A acessibilidade para pessoas com deficiência é total e dispõe de um espaço customizado com livros em braile, audiolivros, piso tátil, duas cabines individuais e os mais modernos equipamentos, como folheador automático de páginas, conversor de livros impressos em áudio, máquina fusora tátil — que produz efeito de relevo em ilustrações, lente de aumento eletrônica e funcionários treinados para realizar atividades educativas específicas. Foi também criado um balcão de informações ao cidadão e uma charmosa lojinha com produtos bem criativos. Estas unidades ficam próximas à outra porta de entrada, que desemboca na Rua da Alfândega ao lado da Igreja de São Jorge.

A BPE, que também tem como missão a educação ambiental, recebeu o Selo LEED Ouro de Certificação em grau máximo de sustentabilidade: o projeto aproveita ao máximo a luz natural, possui ecotelhado (gramado para o fechamento superior das lajes e coberturas), sistema de geração de energia fotovoltaica, vidros das janelas os quais reduzem o calor, piso de madeira certificada, fórmica do mobiliário feita de garrafas PET, água armazenada para reutilização em alguns setores e outros componentes ecológicos. Atividades educativas de conscientização e práticas ambientais são realizadas, e a meta é ser um centro de referência nesta área.

Muito mais que um templo de leitura, o espaço democrático é um verdadeiro exemplo de educação em todos os sentidos, onde tudo é compartilhado com todos, sem discriminação.

11h às 19h - 3ª a sábado

Gratuito

Todas as idades

Rampa, Banheiro, Livros em Braile, Folheador automático de páginas, Audiolivros, Atividades para pessoas especiais, Elevador

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

Documento de identificação, Carteira de estudante

28 - D4

Informações:

Avenida Presidente Vargas, 1.261 – Centro

Facebook: Biblioteca Parque Estadual
Instagram: bibliotecaparqueestadual
Site: http://www.bibliotecasparque.rj.gov.br
E-mail:
- faleconosco.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br
- agendamento.bpe@bibliotecasparque.rj.gov.br (agendamento de grupos)