ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Cultura Gastronômica

BISCOITO GLOBO

Slide 1
Slide 2
2 1

Como diriam os cariocas, o famoso biscoito já tem 60 anos “de praia”, mas, na verdade, nasceu em São Paulo. Tudo começou quando os irmãos Jaime, Milton e João Ponce foram trabalhar na padaria de um tio e lá aprenderam a fazer o biscoito de polvilho. Em 1955, vieram ao Rio para vender os biscoitos no 36º Congresso Eucarístico Internacional e o sucesso foi tanto que os Ponce deixaram a terra da garoa e foram contratados pela Padaria Globo, do Rio de Janeiro, para fabricar os biscoitos.

Batizado com o nome da padaria que os acolheu, o Biscoito Globo era vendido inicialmente nas filiais da casa e em outras redes, até que, em 1963, os irmãos, que já haviam percebido o potencial de seu produto, formaram uma sociedade com o português Francisco Torrão, que se mantém até hoje. Deste então, expandiram largamente os negócios, passando a também vender o produto diretamente para ambulantes, que fazem fila na porta da fábrica própria, no Centro da cidade.

Salgado ou doce, com uma receita que até hoje é mantida em segredo, os biscoitos não levam glúten e nenhum tipo de corante, conservante ou antioxidante. Uma versão com embalagem plástica foi especialmente criada para ser mantida em casas comerciais. O tradicional saco de papel é próprio para receber calor e conserva o produto fresco. A produção na fábrica começa cedo e, em dia de sol, chega a bater o recorde de 10 mil pacotes. Antenados com a meteorologia e parceiros de São Pedro, a fabricação é reduzida quando se anuncia chuva e os funcionários vão embora mais cedo.

O biscoito, que se tornou um ícone carioca, é consumido em grande escala por fãs ecléticos, que tanto podem estar na praia, parados no sinal de trânsito ou em festas badaladas, onde costuma ser servido como um must. Seu rótulo, que é livremente usado por quem quiser, está estampado em bolsas, camisetas, cangas, chaveiros e outras lembranças que são vendidas por toda parte e enchem de orgulho esta empresa familiar que nunca imaginou que aqueles deliciosos pacotinhos, que fornecem apenas 135 calorias, fariam tanto sucesso!

6h às 14h (para comprar os biscoitos)

R$ 1 a unidade (caixa com 25 unidades)

Todas as idades (Ideal para vendedores ambulantes)

Carro, Metrô (Estação Central), Ônibus

88 - D6

Informações:

Rua do Senado, 273-A – Centro
(21) 2232-3450

Facebook: Biscoito Globo
Site: http://www.biscoitoglobo.com.br
E-mail: contato@biscoitoglobo.com.br