ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

CASA PORTO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
2 1 3 4 5

Localizada em um sobrado no histórico Largo da Prainha, a Casa Porto é um espaço criativo onde as ideias fervilham em prol da difusão, pesquisa e preservação da rica diversidade cultural de toda a região portuária. Fundada em 2013 pelo produtor cultural Raphael Vidal, sua programação é intensa, recebendo o apoio da prefeitura e da concessionária Porto Novo, através do projeto Porto Maravilha.

As atividades, sempre gratuitas, objetivam compartilhar as riquezas culturais por meio de  eventos temáticos, com a participação de convidados especiais. A semana começa com o Silêncio na Biblioteca, onde escritores, editores ou livreiros batem um papo sobre o mundo dos livros. Nas terças-feiras é a vez do Arte do Encontro, sempre com artistas da região portuária (cineastas, músicos, artistas plásticos) que conversam sobre suas obras. Nas quartas-feiras acontece o Tabuleiro da Baiana, focado na cultura afro-brasileira, quando convidados fazem debates e oficinas de ritmos e danças. Às quintas, a Casa recebe projetos de todas as expressões artísticas, apresentando sempre uma novidade, como, por exemplo, a oficina Passos Populares, que já fez muita gente dançar o jongo, ou a mostra Rio Web Fest, um festival internacional de web series. Para fechar a semana, a sexta-feira é livre, e a Casa funciona apenas como galeria, café e bar, mas que sempre pode surpreender, como em uma ação criativa feita especialmente para o público infantil.    

A Casa Porto também realiza o programa Porto Criativo, uma incubadora de consultoria de projetos, para moradores da região. O atendimento é gratuito e a Casa compartilha uma estrutura com internet de alta velocidade, ar condicionado, mesa de trabalho em conjunto, sala de repouso, biblioteca com 5 mil títulos e outra virtual, auditório equipado para reuniões e palestras, além de disponibilizar consultores e promover vivências e atividades disciplinares.

Outros eventos, como festas juninas e comemorações, estão sempre sendo produzidos para ocupar também o Largo da Prainha e arredores, atraindo público de outros bairros e gerando renda para os moradores. Um dos grande destaques é o Fim de Semana do Livro no Porto (FIM), um festival literário de grande sucesso, que já teve três edições.

Com o sugestivo slogan ”Ideias de portas abertas”, a Casa Porto merece todo o apoio pela relevância de suas atividades que vêm transformando a realidade dos cariocas, especialmente a dos moradores da região.

10h às 22h - 2ª a 6ª

Gratuito

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Bicicleta, Ônibus

2 - E3

Informações:

Largo de São Francisco da Prainha, 4 - sobrado – Centro
(21) 98472-1040

Facebook: Casa Porto
Site: http://www.casaporto.org
E-mail: info@casaporto.org