ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

CENTRO CULTURAL AÇÃO DA CIDADANIA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
7 1 2 4 5 6 3

A Ação da Cidadania é um movimento social criado em 1993 pelo saudoso sociólogo Herbert de Souza (carinhosamente chamado de Betinho) que, baseado na solidariedade, conseguiu formar uma imensa rede de mobilização para arrecadar toneladas de alimentos para milhões de brasileiros que estavam em situação muito precária, abaixo da linha da pobreza. Através de comitês espalhados por todo o Brasil, o movimento vem desenvolvendo várias ações transformadoras, inclusive nas áreas de educação, cultura e geração de renda, beneficiando comunidades e seus moradores.

Em 2003, a Ação da Cidadania recebeu do Governo Federal o Armazém Docas D. Pedro II, na região portuária, que foi construído em 1871 pelo engenheiro afrodescendente André Rebouças. O galpão com 14 mil metros quadrados, que tem as laterais e a fachada tombadas, ganhou, com recursos de patrocínio, uma providencial reforma feita pelo arquiteto Hélio Pelegrino, para abrigar o Centro Cultural Ação da Cidadania. No multifuncional espaço interno com 168 metros de comprimento e 36 metros de largura, são realizadas as plenárias com os comitês da Ação da Cidadania, palestras e encontros, além de atividades de inclusão social demandadas pelos comitês e suas lideranças, como oficinas e cursos de capacitação gratuitos, que acontecem através de projetos em parceria com diversas instituições. O amplo espaço, como forma de gerar renda para sua própria manutenção e sobrevivência, é alocado para a realização de grandes eventos, tais como: festas, feiras, congressos, shows e apresentações culturais.

A trajetória de realizações da Ação da Cidadania está ilustrada em um belo livro lançado em 2013, na comemoração de seus 20 anos de atuação, e inclui inúmeros feitos e fotos, entre as quais uma imagem do Betinho reunido com vários intelectuais e artistas, para a mobilização da campanha Contra a Fome, a Miséria e pela Vida registrada no Salão Assyrius do Teatro Municipal. Outro fato marcante, que infelizmente Betinho não pôde presenciar, foi o desmembramento do movimento inicial, que passou a arrecadar, a partir de 2006, brinquedos e livros para a campanha Natal sem Fome dos Sonhos, atuando, igualmente, na garantia dos Direitos Humanos. 

O Centro Cultural da Ação da Cidadania faz parte do circuito de visitação do Porto e está sempre com a programação de cursos e eventos divulgada nas redes sociais. Sua missão é manter o trabalho social sempre vivo, em memória a seu fundador, que soube aflorar, de forma genuína, o conceito de cidadania no coração de todos os brasileiros.

Horário comercial - 2ª a 6ª (secretaria e atividades internas)
(para eventos e cursos, checar programação no site ou nas redes sociais)

Gratuito (visitação, curso e oficinas)
(alguns eventos podem ser pagos)

Todas as idades

Carro, Ônibus

3 - D2

Informações:

Avenida Barão de Tefé, 75 (Saúde) – Centro
(21) 2233-7460 / (21) 2253-8177

Facebook: Ação da Cidadania
Twitter: @acaodacidadania
Site: http://www.acaodacidadania.com.br
E-mail: acao@acaodacidadania.com.br