ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

CENTRO CULTURAL JOSÉ BONIFÁCIO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
4 1 2 3 5

O belo palacete em estilo renascentista foi construído em 1877 e, a pedido de D. Pedro II, foi ali inaugurada a Escola José Bonifácio – primeira escola pública do Brasil, que funcionou no local até 1966. Após um período desocupado, passou a ser uma biblioteca regional especializada na temática africana e se transformou em um centro de  referência sobre a história e a cultura negra, com a criação do Centro Cultural José Bonifácio.

Localizado na região portuária, nas proximidades da Gamboa com a Saúde — área que ficou conhecida como “Pequena África” e onde se encontram sítios arqueológicos — o Centro Cultural foi inaugurado em 1986 e tem como responsabilidade e principal meta incentivar o estudo, a valorização e a divulgação da cultura afro-brasileira, em todos os seus âmbitos.

O prédio foi restaurado pelo Projeto Porto Maravilha e o Centro Cultural José Bonifácio passou a fazer parte do Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, oferecendo ao público visitante uma ótima e diversificada programação cultural. O espaço possui três pavimentos com diversas salas para exposições simultâneas, biblioteca com acervo especializado, salas para cursos e oficinas, restaurante, sala de vídeo e um teatro. A reforma também incluiu itens de acessibilidade como elevador e rampas, para melhor atender as pessoas com necessidades especiais.

Foram preservados na antiga edificação vários detalhes para apreciação, como as esculturas na fachada frontal, a deslumbrante escada na entrada que leva ao segundo piso — toda em madeira nobre com dois dragões esculpidos em sua base —, pátio arborizado e lindos painéis de azulejos pintados com mapas que mostram as transformações pelas quais a região passou através das décadas e que ficarão mais evidentes com a conclusão das obras de urbanização que vão valorizar ainda mais as riquezas desta histórica parte da cidade.

9h às 20h - 2ª a sábado

Gratuito

Todas as idades

Rampa, Banheiro para cadeirantes, Elevador

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

6 - C2

Informações:

Rua Pedro Ernesto, 80 (Gamboa) – Centro
(21) 2233-7754