ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
8 1 2 3 4 5 6 7 9 10

Situado em um belíssimo prédio em estilo eclético que, por si só, merece uma visita, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) vem fazendo um trabalho que proporciona à população o acesso à cultura em suas diversas formas de expressão. Foi inaugurado em 1909 para abrigar a sede do Supremo Tribunal Federal, que lá permaneceu até 1960. Após outros ocupantes e uma restauração que durou sete anos, foi reaberto em 2001 como Centro Cultural Justiça Federal.

O interior é uma atração à parte, com escadas de ferro e mármore, grandes portas esculpidas em madeira e impressionantes vitrais. A programação é diversificada, com exposições permanentes e temporárias; visitas guiadas com apoio de um programa educativo; cursos e oficinas de artes; palestras e seminários; espetáculos de música, dança, teatro e cinema; biblioteca e sala de leitura, além de uma acolhedora cafeteria com bistrô.

Uma das mostras permanentes mais interessantes é a “Da Justiça à Arte”, que explica a história do prédio e da região da Cinelândia, a reforma urbana de Pereira Passos e alguns casos de julgamentos do Supremo Tribunal. A antiga Sala de Sessões do STF, preservada com os vitrais, murais pintados, lustres e o magnífico mobiliário de 1920, nos faz voltar no tempo. Um equipamento multimídia interativo na sala ao lado conta a história judiciária brasileira, do século XVI aos dias de hoje. Ainda nesta sala, é possível apreciar uma exposição de togas que conta a evolução da veste e exibe alguns modelos originais.

O setor de atividades educativas promove ações que muito agradam aos grupos escolares e vários alunos voltam depois, com seus familiares, para compartilhar o que aprenderam antes. As visitas agendadas oferecem eventos lúdicos e interativos com contação de história, atores caracterizados com vestimentas da época e dramatizações que interagem com a história do Rio Antigo, desde o tempo dos índios até a época de JK.

A biblioteca possui um vasto acervo especializado em arte e cultura e o CCJF também disponibiliza uma moderna sala de leitura no primeiro piso, equipada com computadores para acesso à internet. É um local perfeito para pesquisar, estudar ou apenas ler jornais e revistas.

Toda a programação cultural — exposições, cursos e espetáculos — é divulgada através de folhetos, da mídia convencional, da fan page e do site oficial do CCJF. Justiça seja feita: é impossível conhecer este espaço sem virar fã assíduo. Além de proporcionar o contato direto com a cultura, sua rara beleza é um convite ao encantamento e à paz interior.

12h às 19h - 3º a domingo (visitação livre)
12h às 17h - 3ª a 6ª (biblioteca)
12h às 19h - 3ª a domingo (cafeteria)

Agendar visitas no programa educativo: (21) 3261-2567 / 3261-2552
13h às 17h - 3ª a 6ª ou por e-mail

Gratuito (visitação, biblioteca e alguns espetáculos)
Preços variados (cursos, oficinas e alguns espetáculos)

Todas as idades (Ideal para grupos escolares)

Rampa

Carro, Metrô (Estação Cinelândia), Ônibus

7 - F6

Informações:

Avenida Rio Branco, 241 – Centro
(21) 3621-2550 (informações)
(21) 3261-2565 (bilheteria)
(21) 3261-2582 (biblioteca)

Facebook: Centro Cultural Justiça Federal
Twitter: @ccjfrj
Instagram: ccjfrj
Site: http://www.ccjf.trf2.jus.br
E-mail: biblioteca.ccjf@trf2.gov.br
E-mail: atividadeseducativas.ccjf@trf2.gov.br