ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

CENTRO CULTURAL LIGHT

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
7 1 2 3 4 5 6 8 9

Situado na própria sede da Light, o Centro Cultural Light (CCL) foi fundado em 1994, sendo pioneiro em oferecer ao público atividades culturais gratuitas na região da Zona Portuária. O amplo espaço vem oferecendo uma programação intensa que abrange espetáculos teatrais, shows musicais, exposições permanentes e temporárias, assim como um precioso acervo de fotos e documentos que preservam a história da companhia e da cidade do Rio de Janeiro,  além do Museu Light da Energia, inaugurado em 2012.

Logo na entrada do CCL, o visitante é recepcionado com uma exposição que mostra a importância da Light que, antigamente, além de fornecer energia elétrica, era também responsável pelos serviços de telefonia, iluminação pública, gás e transportes urbanos na cidade do Rio de Janeiro.

Outras mostras sempre acontecem nas Pequena e Grande Galerias, nas quais se realizam exposições temporárias; e na mais nova sala, a Galeria Di Cavalcanti, que  expõe permanentemente obras do famoso artista brasileiro. A galeria possui piso tátil e um sofisticado painel especialmente criado para que deficientes visuais possam sentir a obra através do tato e ler os textos descritivos em braile.

Outro equipamento cultural do CCL é o Teatro Lamartine Babo, que ganhou este nome para homenagear o compositor que, antes da fama, trabalhou como office-boy na Light. O palco costuma receber eventos corporativos, shows musicais, peças teatrais temporárias ou específicas do programa educativo desenvolvido para estudantes. A intensa programação é sempre divulgada na grande mídia, no site da empresa e na fan page oficial do CCL. Entre os espetáculos frequentes, destacam-se as Terças Musicais Light, que apresentam grandes ídolos de todos os tempos. Para os que gostam de samba, o projeto Botequim da Rua Larga, que acontece às sextas-feiras às 18h30, é mais que perfeito! Outro programa imperdível é o talk show MPB 12h30 em Ponto, para animar a hora do almoço. O ingresso para todos os espetáculos tem o valor simbólico de R$ 5, que é doado  a uma instituição social.

Um incrível atrativo do CCL é seu magnífico acervo histórico, que para ser visitado precisa de agendamento por e-mail (acervo@light.com.br). O espaço armazena e preserva o enorme cabedal de documentos que inclui raras fotografias de época, negativos, documentos, mapas, desenhos e plantas, entre outras preciosidades.

Na praça central do CCL, um agradável jardim interno é ponto certo para uma parada relaxante. No espaço gastronômico ao lado do teatro, também é possível tomar um bom café com pão de queijo, fazer lanchinhos leves ou até almoçar, em ambiente descontraído.

O CCL é programa imperdível para uma visita, seja para apreciar significativos pedaços da história da Cidade Maravilhosa, seja para usufruir do que ele oferece em termos de conhecimento, diversão e arte.

10h às 17h - 2ª a 6ª (para pesquisa no Acervo Histórico Light, agendar visitas por e-mail)

Gratuito (para shows musicais, doação voluntária de R$ 5 para instituições de caridade)

Todas as idades

Rampa, Painéis, Banheiro para cadeirantes (Filial CCBB), Leitura em Braile

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

8 - D4

Informações:

Avenida Marechal Floriano, 168 – Centro
(21) 2211-4515 (recepção) / (21) 2211-7268 (recepção)
(21) 2211-7424 (recepção)

Facebook: Centro Cultural Light
Site: http://www.light.com.br
E-mail: ccl@light.com.br