ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Expressões Artísticas

CENTRO DE ARTE MARIA TERESA VIEIRA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
6 1 2 3 4 5 7

Conhecida pela dedicação em prol das artes e pelos inusitados métodos de ensino, a artista plástica e arte-educadora Maria Teresa Vieira (1932-1998) contribuiu para a formação de vários artistas, sempre estimulando a capacidade criativa dos alunos para que eles encontrassem sua própria expressão artística. Durante seus 50 anos de carreira, realizou várias exposições, recebeu prêmios, pintou inúmeras telas e escreveu várias reflexões. Esse conjunto de obras compõe um rico acervo que está sendo restaurado.

Generosa e seguindo sua missão de educadora nata, muitas vezes ensinava arte  fornecendo os materiais de pintura aos alunos. Caso o aluno não pudesse pagar, as aulas eram permutadas por serviços no ateliê.

Na década de 80, seus alunos fizeram uma campanha para conseguir um local onde ela pudesse morar e ter um ateliê-escola e, em 1986, o prefeito Marcelo Alencar disponibilizou uma casa antiga que estava em ruínas. O imóvel foi restaurado com a ajuda de doações de empresas e de muitos amigos, alunos e artistas. Após a conclusão das  obras, em 1989, foi inaugurado oficialmente o Centro de Arte Maria Teresa Vieira, que permanece em plena atividade no mesmo local até hoje.

O Centro oferece cursos e oficinas de artes. Atualmente são 16 opções, tais como técnicas de desenho, escultura, pintura, cerâmica de baixa e alta temperatura, música e história da arte, entre outros. Os preços são acessíveis e ninguém fica sem aula. Se o aluno não puder pagar, poderá permutar as aulas por serviços prestados à instituição.
O Instituto Maria Teresa Vieira (IMTV) atende hoje 60 alunos de diversas faixas etárias. É possível agendar uma primeira aula sem compromisso e sem pagar nada. Para os artistas-mirins  é oferecida a
Oficina de Criatividade (desenho, música e teatro), realizada aos sábados, das 10h às 13h.

O Centro de Arte Maria Teresa Viana também conta com uma galeria de arte — o Salão Rogério Steinberg — onde são realizadas exposições de artistas contemporâneos.

Tanto o Instituto quanto o Centro de Arte são atualmente comandados por um dos filhos da artista, Arnaldo Vieira de Alancastre, que também é produtor cultural, músico e compositor, comprovando que herdou da mãe o talento para as artes.

O Centro de Arte também realiza eventos de música, encontros poéticos, lançamentos literários e festas temáticas, que  costumam acontecer às sextas e/ou sábados. O ingresso pode ser gratuito ou não, e a programação é divulgada na imprensa ou na fan page oficial no Facebook.

Como sempre sonhou sua fundadora, a casa é ponto de encontro para a expressão artística, em suas formas mais variadas e ecléticas, e está sempre de portas abertas para visitação e para acolher novos talentos e amantes das artes.

13h às 21h - 3ª a 5ª
12h às 16h - 6ª e sábado

Gratuito (visitação)
Preços variados (oficinas/cursos)

Jovens e adultos

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

38 - E5

Informações:

Rua da Carioca, 85 – Centro – Rio de Janeiro
(21) 2533-8438 / (21) 2262-0137

Facebook: Centro de Arte Maria Teresa Vieira
Site: http://escoladeartemtv.blogspot.com
E-mail: oficinadeartemtv@yahoo.com.br