ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Comércio Tradicional

CHAPELARIA A ESMERALDA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
6 1 2 3 4 5 7

A antiga chapelaria fundada em 1920 pelo português Joaquim Carvalho de Faria era bem movimentada e vendia, além de chapéus, roupas, como alinhados ternos, camisas e vestidos. Com o passar dos anos, a Chapelaria Esmeralda acabou passando para o seu filho Nuno Simões de Farias, que tinha um filho com nome idêntico, e que desde pequeno ajudava o pai nos negócios. Os dois trabalharam juntos por muito tempo na chapelaria.

A casa comercial continua na mesma família, e, desde 2003, a bisneta do fundador, Christiane S. de Faria, assumiu o comando, sempre vendendo chapéus de todos os tipos: o tradicional panamá, os de feltro, os de pelo de lebre, os de cowboy, cartolas, boinas, bonés e até os femininos com proteção UV. Bengalas de estilo também podem ser encontradas na chapelaria, que providencia pequenos consertos, como alargamento e troca de fita de chapéus. A loja foi reconhecida pela prefeitura como bem material da cidade, ganhando a placa de Patrimônio Cultural Carioca.

Na loja, era comum os clientes sugerirem que ali também houvesse como comprar e beber vinho, para que as animadas conversas se prolongassem além das compras de chapéus. Christiane aceitou a sugestão e resolveu expandir os negócios junto com o marido Fábio, abrindo, inicialmente, uma lojinha de vinhos no mesmo prédio espaçoso da chapelaria. O sucesso gerou a Enoteca Doc que, além de oferecer vinhos e cervejas especiais, acabou virando bistrô e restaurante.

A chapelaria já forneceu peças para novelas de época de emissoras de televisão e produtoras de teatro e cinema, assim como para famosas bandas musicais, atores e anônimos descolados, que cada vez mais se encantam com a possibilidade de comprar um belo chapéu e, ao mesmo tempo, provar e beber um bom vinho, ou vice e versa.

O fato é que a dobradinha vem mantendo a tradição dos negócios de seus fundadores, que já sabiam, desde longa data, que chapéus, vinho e gastronomia eram uma combinação perfeita, digna de se tirar o chapéu.

8h30 às 18h - 2ª a 6ª
9h às 13h - sábados

Preços variados (a partir de R$50)

Maiores de idade

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus

66 - E3

Informações:

Avenida Marechal Floriano, 32 – Centro
(21) 2253-8100

Site: http://www.chapelariaesmeralda.com.br
E-mail: chapelariaesmeralda.chapeus@gmail.com