ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Comércio Tradicional

CHAPELARIA PORTO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
7 1 2 3 4 5 6

Conhecido artesão de chapéus, Seu Almir Romão Damaso tem imenso orgulho do seu ofício e coleciona muitas histórias dos anos de existência da tradicional chapelaria. Fundada em 1880 por seus avô e tio-avô, a fábrica artesanal de chapéus conta com muitos anos de atividade e sucesso, mesmo quando chegou a sofrer uma invasão de mendigos e alguns incêndios suspeitos.

Ainda garoto, Almir ficava fascinado com os clientes de seu pai, como o alegre Chacrinha, que comprava muitos bonés para si próprio e para levar aos amigos. Outro frequentador assíduo era o deputado Tenório Cavalcanti, o temido Homem da Capa Preta, que costumava pousar sua metralhadora em cima do balcão enquanto experimentava chapéus de feltro. Eram também fregueses: Zé Keti, Tom Jobim, Cartola, Moreira da Silva e o presidente Getúlio Vargas, que gostava de chapéus Panamá com abas mais largas, que balançassem ao vento. Até hoje, famosos como Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Monarco vêm à chapelaria renovar seu estoque.

O chapéu Panamá continua sendo o campeão de vendas. Outros modelos também são oferecidos, tais como boinas, bonés, viseiras, cartolas e chapéus de feltro, além de raridades como o chapéu feito de lebre. Conserto, lavagem e confecções sob medida são ainda executados, a partir dos moldes de madeira herdados do avô.

Seu Almir está hoje aposentado, mas sempre carrega o brilho nos olhos ao contar histórias e explicar com grande paixão cada detalhe de seu ofício. Quem assumiu a liderança dos negócios foi a filha Vanusa, que também aprendeu o ofício com o pai, provando que o velho ditado “Quem sai aos seus, não degenera” vai muito além do que uma crendice popular.

10h às 18h - 2ª a 6ª
10h às 13h - sábados

Preços variados (a partir de R$ 50)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

67 - D3

Informações:

Rua Senador Pompeu, 94 - sobrado – Gamboa (21) 2253-9605

Facebook: Chapelaria Porto
E-mail: chapelariaporto@gmail.com