ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Comércio Tradicional

CHARUTARIA SYRIA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
1 2 3 4 5 6

Representada pela neta Emne, terceira geração da família de seu fundador, o libanês Ali Haje, a Charutaria Syria ainda conserva a alma do lugar. São 103 anos de tradição, onde detalhes, como o piso original de ladrilho hidráulico, a claraboia, os balcões e a escada que leva às altas prateleiras de madeira testemunham o capricho que orientou a montagem do estabelecimento. Até hoje estão expostos na charutaria antigas caixas de fósforos e propagandas de cigarros raros. O destaque maior é um painel publicitário dos Phósphoros Marca Olho, descoberto na reforma feita em 2004, o qual estava por baixo de sete camadas de tinta e que levou quatro meses para ser recuperado.

Ali Haje veio sozinho para o Brasil em 1912, no porão de um navio, e começou a vida vendendo caixinhas de fósforo. Depois de muito trabalho e economias, conseguiu se estabelecer comercialmente com a Charutaria Syria. Em 1927, mandou buscar a esposa, o irmão e o filho Mohamed Ali, sendo que a família passou a residir no andar superior deste imóvel até o ano de 1953. Mohamed Ali estudou no Colégio Pedro II, formou-se em contabilidade e deu continuidade aos negócios que cresciam cada vez mais. A boa qualidade dos produtos oferecidos sempre foi uma premissa de seu fundador, até hoje mantida por Emne. Lá pode ser encontrado o que há de melhor em charutos, dos cubanos aos excelentes nacionais fabricados no Recôncavo Baiano, assim como as melhores cigarrilhas.

Os novos tempos e as leis antifumo estimularam a abertura de uma cafeteria em 2007 e, mais recentemente, um acolhedor bistrô. O café acompanha com perfeição deliciosos bolos, brownies, tortas e doces, e os chás e chocolates quentes são perfeitos para um dia mais frio. No bistrô, que funciona com horário restrito, pratos leves, quiches — a de queijo brie com damasco é imperdível — saladas ou massas harmonizam com uma boa taça de vinho, que também é vendido em garrafas, com opções de excelentes rótulos nacionais e estrangeiros.

Na próxima vez que for ao Saara, reserve um instante para voltar no tempo a este espaço que é um verdadeiro oásis de tranquilidade.

9h30 às 18h - 2ª a 6ª
9h30 às 14h - sábados

Preços variados

Maiores de idade

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

68 - E4

Informações:

Rua Senhor dos Passos, 180 – Centro
(21) 2224-9550

E-mail: charutariasyria@gmail.com