ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Música e Arte

CLUBE DOS DEMOCRÁTICOS

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
4 1 2 3

O Clube existe graças a um prêmio lotérico de 15 mil contos de réis, ganhos por uma turma de amigos que sonhava em fundar uma agremiação carnavalesca. A extração do premiado bilhete aconteceu no dia de Nossa Senhora da Glória, que até hoje é louvada pelos sócios. Com a criação da sociedade Democráticos Carnavalescos, em sede própria, o Clube foi fundado em janeiro de 1867 para proporcionar aos associados e convidados muita diversão com reuniões sociais, desportivas e carnavalescas.

Naquela época, as sociedades carnavalescas tinham por tradição desfilar nas ruas  e, como no  futebol, competiam entre si, tinham cores oficiais, hino e apelido. Como suas cores eram o preto e o branco, os integrantes foram apelidados de “carapicu”, um tipo de peixe com essas cores. As disputas eram acirradas e os Democráticos Carnavalescos ganharam inúmeros troféus e medalhas, que ficam expostos na sede. O hino do clube, intitulado Vem cá, Mulata, foi composto em 1902 e se transformou em retumbante sucesso carnavalesco em 1907.

Em quase 150 anos de existência, o Democráticos vem promovendo animados bailes, não apenas no Carnaval, mas o ano todo. A intensa e variada programação tem forró pé de serra, bailes com música ao vivo nos quais dançarinos profissionais convidam o público para a pista, produções independentes com músicos convidados, e até bailes de black music, agradando tanto ao público jovem quanto ao idoso. Aulas de dança e capoeira também são ministradas em dias especiais.

Os associados costumam se reunir para feijoadas e churrascos de confraternização, mas, para se associar, é preciso apresentar proposta e se candidatar. O Clube também dispõe de piscina, oferecendo, inclusive ao público não associado, aulas de natação e sessões de hidroginástica.

O tradicional baile Domingo Democrático é famoso pelo clima nostálgico, e é exigido traje social, ou seja: nada de tênis, calça jeans rasgada, homens de bermuda e camiseta de futebol. Nas noites de evento, o serviço de bar e restaurante serve cerveja bem gelada,  salgados, petiscos e o famoso macarrão à bolonhesa, para dar muita energia aos pés de valsa de plantão.

10h às 18h
(clube)

15h30 às 18h
(secretaria)

Diariamente 14h às 20h - 3ª a 6ª
(informações sobre aulas na piscina)

Preços variados (para eventos e aulas)

Todas as idades (Alguns eventos são para maiores de idade)

Banheiro para cadeirantes, Elevador

Carro, Metrô (Estação Cinelândia), Ônibus

Documento de identificação

46 - E7

Informações:

Rua do Riachuelo, 91/93 – Centro
(21) 2252-1324 (informações gerais)
(21) 2252-4611 / (21) 3129-5974 (sobre aulas na piscina, c/ D. Vera)

Facebook: Clube dos Democráticos
Site: http://www.clubedosdemocraticos.com.br
E-mail: contato@clubedosdemocraticos.com.br