ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Cultura Gastronômica

EL-GEBAL

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
7 1 2 3 4 5 6 8 9

Funcionando desde 1958 na região do Saara, a casa inaugurada pelo libanês Youssef Haddad se destaca no cenário da culinária árabe e cativou uma clientela fiel que atravessa gerações. Por mais de 30 anos, Youssef, já falecido, comandou o El-Gebal, que hoje conta com a segunda geração da família à frente dos negócios: o filho Toni Haddad e a sobrinha Natalie Kassouf, que dão continuidade ao seu legado. A gastronomia é rica em detalhes e eles estão sempre presentes no dia a dia, supervisionando pessoalmente o preparo dos pratos, que exigem cuidados especiais como, por exemplo, o corte manual da salsinha, que jamais pode ser picada no processador.

Entre as variadas opções do cardápio, as mais pedidas são a kafta com arroz com lentilhas e cebola frita, o tradicional babaganuche (pasta de berinjela com gergelim), o cordeiro marinado e refogado com açúcar ou assado na brasa e os tradicionais doces com nozes e tâmaras. Tudo é fabricado na casa, inclusive o pão árabe, que é preparado com leite e sem conservantes.

O restaurante, com 60 lugares, foi reformado nos anos 90, mas ainda conserva nas paredes o mármore da época de sua fundação.  Na entrada foi criada uma acolhedora lanchonete, cujas vitrines expõem doces e salgados tradicionais, como esfihas (de carne, ricota e verdura) e quibes (de carne ou ricota), que combinam com o refresco de erva-mate natural. Para complementar o lanche, vale provar os saborosos biscoitos caseiros do tipo palmier ou de erva-doce que acompanham o especialíssimo café exportação, torrado e moído na hora. Coalhada seca ou fresca, bem como as pastas e os pães, também podem ser comprados no local.

Natalie relata casos de clientes que levam seus filhos e dizem: “Quando eu tinha a sua idade meu pai me trazia aqui para comer esta mesma esfiha que você está comendo agora”. Este tipo de encantamento não tem preço!

7h às 18h (lanchonete) / 11h às 16h(restaurante) - 2ª a 6ª
7h30 às 15h (lanchonete) / 11h às 15h (restaurante) - sábados

Preços variados

Média de R$ 7 (salgado + mate da casa)
(lanchonete)

Média de R$ 32 (p/ pessoa)
(restaurante)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

102 - D5

Informações:

Rua Buenos Aires, 328 – Centro
(21) 2224-2171 / (21) 2221-1749

Facebook: El Gebal comida Árabe
Site: http://www.elgebal.com.br
E-mail: toni@elgebal.com.br