ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

ESPAÇO CULTURAL CEDIM HELONEIDA STUDART

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Com o objetivo de contribuir para a construção e fortalecimento da cidadania feminina, o Espaço foi inaugurado em março de 2002, em um prédio histórico, onde se situa a sede do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM). Idealizado para ser o primeiro espaço socioeducativo  cultural do Brasil com a marca de gênero, o Espaço é um núcleo de informações, discussão e estímulo ao empoderamento da mulher, realizando um conjunto de ações admiráveis para o resgate da autoestima feminina e sua inserção na sociedade. A partir de março de 2008, em homenagem póstuma à jornalista que foi uma das primeiras mulheres no país a defender os direitos da mulher, passou a se chamar Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart. 

O amplo local possui um vasto acervo especializado em Gênero. Várias salas para exposições, oficinas e cursos, saraus de poesia, lançamento de livros e palestras integram as atividades nas áreas de dança, música, artesanato, fotografia, literatura, cinema, vídeo e artes plásticas, além de debates temáticos. Há também um teatro com 110 lugares e uma sala multiuso para 70 pessoas. Agradáveis áreas ao ar livre, com jardins e criativas paredes grafitadas, transformam-se em verdadeiros oásis de paz e inspiração para abrigar a força e a sensibilidade deste movimento, que luta pelos direitos da mulher de exercer sua real identidade.

Entre os grandes eventos anualmente ralizados, destacam-se os “16 Dias de Não Violência contra a Mulher”, o “Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha”, o “Dia da Visibilidade Lésbica” e o “Dia Internacional da Mulher”. Todos os meses são realizadas rodas de conversa sobre temas que abrangem o universo feminino. Parcerias com outras instituições que valorizam a força do trabalho feminino permitem a realização de diversas palestras sobre empreendedorismo, cursos especiais e exposições, contribuindo para trocas de experiências, aprendizado e, especialmente, para o fortalecimento das mulheres que foram vítimas de violência. Uma das participantes de um curso de encadernação relatou que quando ela “Viu que era capaz de restaurar um livro, poderia restaurar a própria vida!”

A casa acolhe todas as pessoas com muito carinho e está sempre proporcionando reuniões e festas comunitárias em seu aprazível espaço, que também pode ser alugado para eventos privativos, especialmente os que enalteçam o ser mulher.

9h às 18h - 2ª a 6ª
9h às 14h - sábados (quando não houver evento, apenas ensaio)

Gratuito

Alguns eventos são para maiores de 16 anos, Todas as idades (Ideal para mulheres)

Rampa, Banheiro para cadeirantes

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), A pé, Ônibus, Teleférico

12 - D3

Informações:

Rua Camerino, 51 – Centro
(21) 2334-9527

Site: http://www.cedim.rj.gov.br
E-mail: cultural.cedim@gmail.com