ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Música e Arte

FEIRA DE ANTIGUIDADES DA PRAÇA XV

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
1 2 3 4 5 6 7

Paraíso das relíquias, onde se pode encontrar de tudo um pouco em matéria de objetos antigos, velhos e usados, a tradicional feira ocupa uma área da Praça XV desde 1970. Inicialmente, grande parte dos negociantes ficava embaixo do extinto viaduto da Perimetral. Desde a demolição, todos os cerca de 700 expositores se instalaram bem no meio da praça, com suas mais variadas e inusitadas peças.

A feira está sob a coordenação e responsabilidade do Instituto das Feiras Culturais do Brasil, que cuida tanto dos interesses dos participantes quanto do público visitante,  segurança e organização, como, por exemplo, as barracas padronizadas.

O Rio de Janeiro é um dos maiores celeiros de antiguidades do Brasil. A vinda da Família Real Portuguesa trouxe também muitas pessoas que acompanharam a Corte. Os objetos pessoais de todas essas famílias se espalharam através das gerações e, eventualmente, alguém resolve fazer uma “faxina” e jogar fora peças que acabam sendo recolhidas por catadores. Ao encontrarem algo mais significativo, eles tentam vender para antiquários ou para os próprios barraqueiros, fazendo com que diversos objetos acabem vindo parar na Feira de Antiguidades da Praça XV. Muitas vezes são objetos de época que simplesmente vão satisfazer o desejo de consumo de algum comprador curioso. Da mesma forma, pode ser algo muito especial e raro, como um filme que registrava o enterro do escritor João do Rio. Outras preciosidades também foram encontradas neste livre comércio de antiguidades, como três cartas assinadas, respectivamente, pela Princesa Isabel, pela imperatriz Teresa Cristina, e a terceira, por ninguém menos que o imperador  D. Pedro II.

Objetos de valor afetivo, como um determinado vinil, uma edição especial de um gibi, um brinquedo ou uma fotografia antiga, entre muitas outras peças tão igualmente valiosas para alguns, são facilmente encontrados nesta tradicional Feira, que é ótima opção de programa para um sábado.

6h às 15h - sábados

Gratuito (entrada)
Preços variados (produtos das bancas)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

50 - F4

Informações:

Praça XV de Novembro, s/n – Centro

Facebook: Feira de Antiguidades da Praça XV