ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

FIM

Slide 1
Slide 2
FIM-1 FIM-2

Realizado entre o Largo da Prainha, a Pedra do Sal e o Morro da Conceição, sua principal característica é a informalidade: em um botequim, escritores conversam com o público; comida simples e iguarias somente encontradas nos tabuleiros das quituteiras; um encontro entre o passado da região, as reformas do Porto Maravilha e o renascimento de locais que estavam, até há pouco, escondidos. Riqueza e diversidade é a melhor definição para uma feira que fala de Carnaval, capoeira, cachaça, samba, passado histórico e a realidade cultural da cidade.

Com o Fim de Semana do Livro no Porto (FIM), a região se movimenta com os ateliês do Morro da Conceição abertos, barracas de quituteiras, espetáculos de teatro e música, artistas de rua. As conversas reúnem escritores, antropólogos, livreiros, jornalistas, historiadores, carnavalescos, editores, fotógrafos, compositores e o público, que passeiam pelas ruas apreciando esculturas, pinturas, bordados, fotografias e instalações.

O caráter despojado do FIM promove um festival de sabores com quituteiras tradicionais da região, como Dona Jura e seu nhoque ao molho de camarão, vencedor do festival Sabores do Porto; Sonia Baiana e o acarajé do Circuito da Herança Africana; Julia e a tapioca de carne seca com queijo coalho; Socorro e a paçoca de colher; Dona Maria com sua coxinha de calabresa e Dona Marli, com a bomba de camarão.

Os livros, que tratam deste cenário tipicamente carioca e que misturam Zé Pelintra, Lima Barreto e Pixinguinha, buscam entender uma cidade sob novos pontos de vista. Na Pedra do Sal, grupos encenam peças alternativas e conjuntos musicais promovem o encontro com tradições africanas, trazendo, para o presente, o passado daquele local sagrado e místico.

O resgate da cultura da Região Portuária do Rio de Janeiro serve de pano de fundo para a arte popular. Em um fim de semana  é possível conhecer lugares históricos que refletem a alma carioca com seus saberes, fazeres e sabores, transformando o evento num prazer para todos os participantes.

Informações:

Site: http://casaporto.org/fim/