ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Música e Arte

FUNDIÇÃO PROGRESSO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
7 1 2 3 4 5 6

Situada em um secular prédio histórico com vista privilegiada para os Arcos da Lapa, a Fundição Progresso surgiu graças à determinação de um grupo de artistas que batalharam para transformar o espaço monumental em um centro de cultura para a população.

A edificação era uma antiga fundição de fogões e cofres que foi desativada e estava sendo demolida. Na ocasião, vários artistas e dirigentes originais do vizinho Circo Voador protestaram até resultar na paralisação da demolição, conseguindo, com este ato, o direito de ocupar o amplo espaço, que foi cedido oficialmente pela prefeitura em 1987. A partir daí, o espaço é batizado como Fundição Progresso e passa a funcionar junto com o Circo Voador, sempre se complementando com o objetivo de promover e oferecer ao público ações culturais com foco na arte, educação, meio ambiente e projetos sociais.

Desde 1999 o local é administrado pela ONG Fundição de Arte e Progresso, dirigida por Perfeito Fortuna (um dos fundadores do Circo Voador). O pioneirismo em juntar grupos artísticos de diversos segmentos para ocupar o lugar e implantar propostas para difusão das artes — uma medida que hoje é comum — era, na época, uma grande inovação. Outro diferencial é ter angariado recursos para realizar muitas obras na edificação — recebida em ruínas — que vêm sendo feitas até hoje, para manter sua ampla estrutura.

A Fundição Progresso se tornou um centro cultural autossustentável, com casa de espetáculos e escola-modelo, onde se aprende, exercita, produz e exibe arte para cerca de 800 mil pessoas anualmente. A casa abriga desde grandes eventos do showbizz nacional e internacional até manifestações tradicionais da cultura carioca, como o Carnaval.

Com a característica de funcionar como uma incubadora, a Fundição dá oportunidade para novos artistas se fixarem em uma produção conjunta. Atualmente com 14 coletivos, são oferecidos vários cursos, tais como: dança em diversos estilos, técnicas circenses, oficinas de teatro e de percussão, aulas de ioga e de capoeira. A grade de cursos está sempre em movimento, de acordo com as propostas dos grupos residentes. As aulas têm um custo acessível, e mensalmente são feitas oficinas gratuitas, onde o público experimenta um pouco do que é aprendido nos cursos. Na área de meio ambiente, um espaço está sendo dedicado para o estudo da flora, plantio de jardins verticais, etc.

Com capacidade para 5 mil pessoas, a gigantesca casa de espetáculos tem estrutura profissional e equipamentos modernos para realizar eventos de grande porte. Palco de momentos históricos, destacam-se entre outros sucessos: os shows de Cássia Eller, a despedida e depois o retorno do grupo Los Hermanos, as apresentações do Monobloco, Paralamas do Sucesso, Frejat, o Rappa. Na categoria internacional, vale lembrar os shows de Mano Chao, Franz Ferdinand, Motorhead, Marlyn Manson e Ziggy Marley, entre outros. A casa possui uma cafeteria e, nos dias de espetáculos, é montada uma estrutura especial como uma praça de alimentação, com bares, lanchonetes, restaurantes, etc. São igualmente realizadas produções especiais, desde exibição cinematográfica até eventos corporativos, dependendo sempre da viabilidade das propostas apresentadas. A casa ainda conta com a TV Fundição, que produz material inédito, como entrevistas espontâneas de alguns artistas, trechos de shows, etc. Tudo é publicado no site oficial da Fundição, onde também se encontra a programação — tanto dos espetáculos e eventos quanto dos cursos e oficinas realizados mostrando que a casa é puro show!

9h às 22h - 2ª a 6ª (horários diferentes conforme os espetáculos)

Preços variados

Todas as idades

Rampa, Banheiro para cadeirantes, Elevador

Carro, Metrô (Estação Cinelândia), Ônibus

52 - E6

Informações:

Rua dos Arcos, 24 – Centro
(21) 3212-0800

Facebook: Fundição Progresso
Twitter: @Fundicao
Instagram: @fundicaoprogresso
Site: http://www.fundicaoprogresso.com.br
E-mail: contato@fundicaoprogresso.com.br