ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Música e Arte

GAFIEIRA ELITE

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
4 1 2 3 5

Instalada no mesmo local desde sua fundação, a Gafieira Elite — que viveu seu apogeu com memoráveis bailes orquestrados, serviu de cenário para filmagens e para iniciar amizades — continua animando as noites cariocas e diversificando sua programação, para atrair cada vez mais as novas gerações.

Inaugurada com o nome de Elite Club em julho de 1930 pelo proprietário, o português Júlio Simões, logo passou a receber a visita dos mais importantes personagens do mundo artístico. Certa vez, chegou à entrada um jornalista meio embriagado e vestido de maneira inadequada. Ao ser interpelado, ficou irritado e exclamou que “Aquilo era um lugar de gafe, e não um clube de dança!”. O caso acabou sendo citado no jornal e foi a deixa para Seu Júlio rebatizar a casa de Gafieira Elite. Por volta dos anos 50, a Gafieira foi vendida a Juan Page e continua com a mesma família até hoje, sendo gerenciada atualmente por Ester Page.

Os bailes da Elite eram sempre animados por grandes orquestras, havia concurso de Musa ou Rainha da Gafieira, dançarinos profissionais davam show na pista e grandes cantores lá se apresentaram, legitimando o sucesso da casa. Para controlar a animação do eclético público, foi criado um estatuto com regras de comportamento que incluíam desde o modo de se vestir aos  acalorados beijos na boca. As normas eram tão importantes que o tema serviu de inspiração para Billy Blanco compor a música “Estatuto da Gafieira”. Com o passar dos tempos, algumas regras tiveram que ser abolidas — como entrar de tênis, por exemplo — mas os beijos muito quentes ainda são evitados.

Outra adaptação foi feita na programação da casa, que mantém os bailes tradicionais apenas no primeiro e terceiro domingos de cada mês, na chamada Domingueira da Paulinha. Nos outros dias, a juventude lota a pista com festas temáticas e animadas até o dia seguinte clarear. A garotada adora saber que está curtindo o lugar que seus avós frequentavam.

Seja através dos mais jovens ou dos mais idosos, como muitos casais que voltam aos bailes para reviver as lembranças do lugar onde se conheceram, a Gafieira Elite vai continuar exercendo sua eterna vocação, proporcionando ao seu cativo público momentos inesquecíveis de pura diversão.

23h às 5h - 6ª e sábado
19h às 23h - domingos

Entrada (depende da festa)
R$ 15 a R$ 25

Maiores de idade

Carro, Metrô (Estação Central), Ônibus

53 - D5

Informações:

Rua Frei Caneca, 4 – Centro
(21) 2232-3217

Facebook: Gafieira Elite
Instagram: gafieiraelite
Site: http://www.gafieiraelite.com.br
E-mail: contato@gafieiraelite.com.br