ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Música e Arte

GAFIEIRA ESTUDANTINA MUSICAL

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
4 1 2 3 5 6

Situada na Praça Tiradentes, região revitalizada do Centro Histórico, a tradicional casa de dança, que recebeu da prefeitura o título de Patrimônio Cultural Carioca, destaca-se por seus anos de história e resistência cultural.

A Gafieira Estudantina foi fundada em 1928, no bairro do Flamengo, por Manoel Gomes Matário e Pedro, um estudante de Direito, daí o nome escolhido. Anos mais tarde, foi transferida para o Catete, onde ficou até a década de 1940. Em 1942, a Estudantina se instalou na Praça Tiradentes que era, na época, o grande reduto do teatro de revista, por onde desfilavam vedetes, bailarinos, atrizes, coreógrafos, enfim, todos os envolvidos nesse tipo de espetáculo, então chamado de “teatro rebolado”.

Nos idos da década de 1970, a Gafieira Estudantina foi recriada por Isidro Page Fernandez, seu atual proprietário. Naquela época, surgiu no cenário cultural a professora de dança Maria Antonietta Guaycurús de Souza que, a partir da reinauguração da Estudantina, em 1978, passou a dar aulas e a atrair amantes da dança de salão, tornando-se uma espécie de promotora de eventos da Gafieira, que posteriormente a eternizou batizando o salão principal com o seu nome.

Atualmente repaginada e intitulada Gafieira Estudantina Musical, a casa oferece uma programação com música ao vivo autenticamente brasileira, que atrai um eclético público para as atrações diárias que incluem, desde os tradicionais bailes de gafieira, aos sábados, aos bailes de forró que levam cerca de 400 jovens para dançar, às terças-feiras. Às quartas, uma roda de samba de raiz toma conta da casa. A turma da terceira idade também aproveita o baile especial na matinê das quintas, às 16h. Nas outras noites, o show Ginga Tropical apresenta o melhor da cultura musical brasileira. Para revigorar as forças, não faltam os drinques e petiscos da culinária brasileira. Aulas de dança também são ministradas no local e mais informações podem ser obtidas por e-mail.

Com o devido bom senso, o famoso Estatuto da Gafieira ainda é mantido nos bailes de sábado, em memória daqueles que construíram a história da casa, que mantém a dança e a música bem vivas na noite carioca.

A partir das 16h - 5ª feira (Baile da Terceira Idade)
21h (Programação diária)

R$ 10 (forró)
R$ 30 (Baile de Gafieira)
Preços variados (eventos específicos, como o espetáculo Ginga Tropical)

Maiores de idade

Banheiro para cadeirantes

Carro, Metrô (Estação Carioca)

Documento de identificação

54 - E5

Informações:

Praça Tiradentes, 79 – Centro
(21) 2232-1149

Facebook: Gafieira Estudantina
Facebook: Forró da Rua da Lapa
Facebook: Ginga Tropical Show
Site: http://www.estudantinamusical.com.br
E-mail: secretaria@accessrio.com.br