ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Igrejas

IGREJA DA ORDEM TERCEIRA DE NOSSA SENHORA DO MONTE DO CARMO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
1 2 3 4 5 6 7 8 9

É impossível não ficar encantado com a visão de duas igrejas, uma ao lado da outra, em frente à Praça XV, ambas reverenciando Nossa Senhora do Carmo e igualmente tombadas como relíquias do nosso patrimônio histórico.

Projetada pelo mestre português Manuel Alves Setúbal,  esta Igreja de Nossa Se-nhora do Carmo teve sua pedra fundamental lançada em 1755 e foi inaugurada em 1770, ainda com as duas torres gêmeas inacabadas, que foram concluídas em 1855 e tiveram  suas cúpulas cobertas com belíssimos azulejos portugueses. A fachada externa toda revestida de pedra é uma raridade. O belo e imponente portal de entrada, trazido de Lisboa, é esculpido em mármore, com um medalhão que mostra a Virgem do Carmo, com o Menino Jesus no colo, entregando um escapulário para São Simão Stock.

No estilo barroco, o interior da igreja é todo revestido por madeira de lei talhada, com riquíssimos detalhes feitos por três artistas da época, entre os quais, Mestre Valentim, que também esculpiu belos adornos de anjos. No altar-mor, a imagem de Nossa Senhora do Carmo ao centro é ladeada por Santa Teresa D’Ávila e uma inédita imagem de Santa Emerenciana, considerada a bisavó do Menino Jesus, com Sant’Ana e Maria.

A igreja é muito concorrida para cerimônias de casamento, sendo necessário agendar com cerca de um ano e meio de antecedência. Apenas o espaço da igreja, que comporta 200 pessoas sentadas e 200 em pé, é alugado, ficando por conta dos noivos trazer o padre, providenciar a decoração, os músicos e outros detalhes.

Na secretaria da igreja, chama atenção um lavatório esculpido em mármore, utilizado pelos padres para o ritual de lavar as mãos antes e depois das missas. Neste salão,  também podem ser adquiridas lembrancinhas religiosas, tais como bentinhos, medalhas, santinhos e orações impressas.

Ainda como parte integrante da igreja encontra-se a igualmente esplêndida Capela do Noviciado da Ordem Terceira do Carmo, fundada em 1772 com o objetivo de servir à iniciação de novos irmãos da irmandade. Seu interior em estilo rococó, obra de Mestre Valentim, é totalmente talhado em dourado sobre fundo branco, resultando em impressionante beleza.

Todas as segundas-feiras, ao meio-dia, é realizada gratuitamente uma missa comunitária, e outras  podem ser encomendadas mediante o pagamento de uma taxa. Em 16 de julho é comemorado o dia de Nossa Senhora do Carmo, com missas especiais festivas. Em 15 de outubro é a vez de reverenciar Santa Teresa D’Ávila, também com missa comemorativa.

Independente de religião, conhecer este patrimônio é programa obrigatório para todos aqueles que apreciam as riquezas da nossa história e a arte em sua mais pura expressão.

8h às 16h - 2ª a 6ª

8h às 11h - sábados
(visitação e secretaria)

Gratuito

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

59 - F4

Informações:

Rua Primeiro de Março, s/n (Praça XV) – Centro
(21) 2242-4828

Site: http://www.igrejanscarmorj.com.br