ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Igrejas

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
5 1 3 4 2 6 7

Situada em frente à Praça XV, na esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Primeiro de Março, esta outra igreja de Nossa Senhora do Carmo foi palco de marcantes eventos da nossa história: a aclamação de D. João VI como Rei,  em 1818; as coroações de D. Pedro I e D. Pedro II como imperadores e o casamento de vários nobres da família real, como os dois imperadores e a Princesa Isabel, que também foi ali batizada.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé começou a ser construída em 1755 e foi inaugurada em 1761. Em 1808,  D. João VI a nomeou Capela Real e até a década de 70 foi oficialmente a catedral da Cidade. A partir de 1822, no período do Império, passou a ser Capela Imperial. Com a proclamação da República, a igreja sofreu algumas alterações em sua fachada, onde foram mantidos apenas os três portais originais; e na torre, também reconstruída,  foram inseridas as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de São Sebastião, padroeiro da Cidade. Em 1941 a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e totalmente restaurada entre 2006 a 2008.

O interior da igreja é em estilo rococó, magnificamente talhado em madeira nas cores dourado e branco por Inácio Ferreira Pinto, contemporâneo de Mestre Valentim. O teto da capela-mor é criação de José de Oliveira Rosa e o artista Leandro Joaquim pintou os 12 apóstolos. Sinos muito antigos também compõem este tesouro de valor incalculável. Todo o espaço interno é rico em detalhes, que merecem ser apreciados sem pressa.

Próximo à entrada está situado o batistério, com sua pia batismal esculpida em mármore. Ali perto há uma lojinha onde são vendidas lembrancinhas religiosas. Um dos pontos altos da visitação é o Museu do Sítio Arqueológico, onde estão expostas escavações, fotos e todas as evidências que mostram vestígios de construções dos séculos passados. Mais adiante está a cripta, onde estão guardados, em uma urna, parte dos restos mortais de Pedro Álvares Cabral e onde, também, repousa o Cardeal Arcoverde. Coroando a visitação, a igualmente bela e histórica Capela Senhor dos Passos, que remete à caminhada de Jesus ao Calvário. A igreja possui ainda outros espaços interessantes para serem visitados. De segunda a sexta-feira é necessário agendar. Para grupos, o ideal é fazer o agendamento por telefone ou e-mail.

No dia 16 de julho, dia de Nossa Senhora do Carmo, acontece uma grande festa popular, que começa às 7h e segue animada com barraquinhas típicas montadas na calçada da Rua Sete de Setembro, além de missas especiais em louvor à Santa. No dia 12 de agosto acontece outra festa concorrida, em homenagem à Nossa Senhora da Cabeça, que também é louvada com missas especiais sempre às quartas-feiras, às 9h. Além disso, missas regulares são realizadas em outros dias e horários, que podem ser consultados no site oficial da paróquia, que tem um programação extensa e detalha outros motivos para visitação, revelando-se um magnífico atrativo cultural que enobrece a história do Brasil e da cidade do Rio de Janeiro.

7h às 17h - 2ª a 6ª
(agendar visitas)

9h30 às 12h30 - sábados
(aos sábados não precisa agendar visita)

às 9h e às 12h - domingos
(missa)

Gratuito (visitação livre)
2008 a 2013 som e luz

Todas as idades

Banheiro para cadeirantes

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

61 - F4

Informações:

Rua Sete de Setembro, 14 – Centro (esquina c/ Rua Primeiro de Março)
(21) 2242-7766

Site: http://www.antigase.com
E-mail: antigase@gmail.com