ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Igrejas

IGREJA DE SANTA LUZIA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
1 2 3 4 5

Há diferentes versões para a data de sua fundação, mas nenhuma foi comprovada. O fato é que a Igreja de Santa Luzia sofreu remodelações por volta de 1872, quando foi ampliada e ganhou mais uma torre. Naquele tempo, o mar chegava quase à porta da igreja — que hoje se vê em meio a altos e modernos prédios —, sendo a Rua Santa Luzia aberta por ordem de D. João VI, para que ele pudesse ir direto do Convento da Ajuda até a Igreja.

No interior e nos três altares, lindas talhas do Mestre Antônio Pádua configuram o estilo rococó. Na capela-mor estão a imagem da Santa Luzia e, à sua esquerda, Nossa Senhora dos Navegantes, que, segundo suposições, foi a primeira padroeira da igreja. Outra Santa Luzia, esculpida em mármore, se destaca na Sala de Promessas, onde fiéis fazem seus pedidos e molham os olhos na água da bica que substitui a antiga fonte que havia em frente à igreja e que, acreditava-se, tinha poder de cura. Nos corredores que dão para a sacristia estão expostas reproduções de pinturas retratando a Igreja em diversas épocas, desde quando ainda era uma simples ermida, com apenas uma torre.

O dia de Santa Luzia é comemorado no dia 13 de dezembro, com grande celebração e missas de hora em hora, lotando a igreja. Ela também é louvada com missas mensais, sempre no dia 13, às 13h. Se cair no fim de semana, a missa é às 10h. Outra data que atrai muitos devotos é 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, quando há, também, missas especiais: a Missa da Esperança (segundas-feiras, às 11h), a Missa da Luz (primeira segunda-feira do mês) e a Missa para Santa Ágata (dia 5 de cada mês). As cerimônias litúrgicas contam com a participação de um coral composto por mulheres que, por algum motivo, perderam a visão.

8h às 17h
(visitação livre)

9h às 14h - 2ª a 6ª
(missa de hora em hora)

Gratuito

Todas as idades

Dois quadros com legenda em braile

Carro, Metrô (Estação Cinelândia), Ônibus

62 - F6

Informações:

Rua Santa Luzia, 490 – Centro
(21) 2220-4367

Facebook: Santa Luzia Castelo
E-mail: santaluzia1312@ig.com.br