ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Institucional


foto_institucional

Caminhar pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro é fazer um passeio pela história da cidade. Fachadas de arquitetura antiga, monumentos históricos e igrejas centenárias dividem espaço com bares, restaurantes e edifícios modernos. Em um único lugar, passado e presente se unem para mostrar a origem do carioca e o dia a dia de uma grande cidade. É essa mistura do comerciante, empresário, estudante, da roda de samba, do bate-papo na praça, da cerveja no botequim, que conquista todos os dias moradores e turistas.

A Cidade Maravilhosa é um importante berço cultural e de desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos oito anos, mais de 370 mil empresas resolveram investir no nosso estado, gerando trabalho e renda. O caminho para o crescimento também está no acesso à cultura. Com música, arte e educação, é possível levar esperança e novas oportunidades para todos. E, cada vez mais, o Rio se destaca como um grande polo cultural do Brasil.

Os 450 anos do Rio de Janeiro devem ser comemorados com mais investimentos e melhoria na qualidade de vida dos cariocas. O Centro Histórico da Cidade já tem recebido muitos presentes. A Sala Cecília Meireles foi entregue à população, no coração da Lapa, totalmente revitalizada. Este prédio histórico do fim do século XIX teve a estrutura reforçada, acústica e iluminação reformadas e transformou-se em um dos mais modernos palcos de música do país.

Outra referência é a Biblioteca Parque Estadual, que ocupa 15 mil metros quadrados da principal avenida do Centro. O belo espaço reúne um acervo de mais de 90 mil livros, 20 mil filmes e 3 milhões de músicas digitalizadas. Além disso, com um teatro de 240 lugares, serve de palco para peças, exposições, oficinas e laboratórios.

Sem contar com o Theatro Municipal, considerado uma das Sete Maravilhas do Rio, e motivo de orgulho para os cariocas. A principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul, inaugurada em 1909, atrai centenas de visitantes diariamente.

O Guia Cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro vem para celebrar e eternizar todas essas belezas e conquistas da cidade. Ao passear pelas páginas deste livro, percorremos as ruas, reacendemos a memória, valorizamos o que construímos e nos apaixonamos ainda mais pelo nosso estado.

Maria Lucia Horta Jardim
Primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario

Um dos grandes legados das comemorações de 450 anos é a Biblioteca Rio450, que tem quase 20 obras patrocinadas pela Prefeitura do Rio e tantas outras com a chancela do Comitê Rio450. Os livros da Biblioteca Rio450 tratam de temas que ajudam a compreender a tão consagrada e falada carioquice. Foi com muito orgulho que assinei o decreto reconhecendo este “estado de espírito” como patrimônio imaterial do município, em um dia de enorme felicidade para mim, o aniversário de 450 anos do Rio, em 2015.

Do samba ao botequim, da Maré à Lagoa, do teatro às escolas de samba, os livros da Biblioteca Rio450 abordam características marcantes do carioca e revisitam lugares que fazem parte do imaginário afetivo da Cidade. Em um momento em que o Rio vive um processo de grande transformação e expansão, mais do que nunca, é preciso olhar detidamente para nossas tradições.

Diversas intervenções, especialmente no Centro, contribuem para lançar foco sobre o patrimônio material e imaterial da Cidade. A relação do carioca com a Baía de Guanabara, que é nossa razão de existir, é uma delas. Com a substituição da Perimetral pelo novo paisagismo da Região Portuária, vamos voltar a olhar para a Guanabara com o carinho que ela merece. O VLT resgata outra tradição genuína, os bondes, que retornam às ruas repaginados.

Tão cantado na música e retratado em pinturas e fotografias, o Rio de Janeiro também se presta a ser estudado e analisado. Em 1906, a Prefeitura do Distrito Federal realizou de forma pioneira o Censo Demográfico, republicado recentemente pela Prefeitura do Rio, na primeira iniciativa de pensar sobre os 450 anos, ainda em 2013.

A tradição de patrocinar a publicação de estudos e livros sobre o Rio teve importantes capítulos escritos em outros momentos da história da Cidade, como na comemoração do IV Centenário, em 1965. A Biblioteca Rio450 é a contribuição da Prefeitura do Rio para tornar o conhecimento sobre a história carioca mais acessível, não apenas com a publicação de novos autores, como também com a reedição de obras de referência de historiadores e escritores. Nesse time, podemos incluir Vivaldo Coaracy, Magalhães Correa e Gilberto Ferrez.

Ao lado de realizações grandiosas como a substituição da Perimetral e a implantação do VLT, a própria Biblioteca Rio450 também se insere, singelamente, neste esforço de divulgar nossas tradições mais autênticas.

Aproveite, leitor, em cada página deste livro e em cada livro desta coleção, uma dose de carioquice.

Eduardo Paesrio450-viva
Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Há 110 anos presente na vida dos cariocas, a Light combina sua história com a trajetória de desenvolvimento do Rio de Janeiro. Desde a sua fundação, a empresa sempre foi marcada pelo pioneirismo: investiu na construção de usinas hidrelétricas e administrou diferentes serviços além da geração e distribuição de energia, como fornecimento de gás, transporte, telefonia e iluminação pública. Sua atuação foi essencial para a modernização da cidade, que no início do século XX vivia uma efervescência cultural e social.

Por isso, a Light acredita que deve estar presente na vida dos clientes não só por meio da excelência na prestação de serviços, mas também ao apoiar boas ideias que contribuam para o desenvolvimento do es- tado e da população. Patrocinar o Guia Cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro é valorizar esta área tão importante da cidade que, assim como a Light, guarda séculos de lembrança e que agora está se reinventando.

Ao divulgar 130 atrações culturais presentes na região, o Guia contribui ainda mais para a evolução e o fortalecimento do Centro. A Light deseja que cada atração exposta neste trabalho seja desbravada com paixão por moradores e turistas. Queremos que todos aproveitem as bibliotecas, museus, igrejas e outros locais enriquecedores nesta área tão simbólica e significativa para a cidade do Rio de Janeiro.

Grupo Light