ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Museus

MUSEU ARQUIDIOCESANO DE ARTE SACRA DO RIO DE JANEIRO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
1 2 3 4 5 6 7

Situado no subsolo da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, o Museu, que pertence à Arquidiocese do Rio de Janeiro, preserva a história da Igreja Católica no Brasil e começou a coletar peças para seu acervo a partir de 1950, época em que alguns templos religiosos foram demolidos e seus pertences distribuídos. 

O acervo original foi sendo ampliado através de doações de famílias, conventos e instituições religiosas, inclusive de igrejas muito afastadas que, por segurança, cediam suas valiosas peças para serem preservadas. O Museu possui atualmente mais de 6 mil itens catalogados, especialmente dos séculos XVII e XVIII, e abrange obras desde o período colonial até os dias de hoje.

Logo na entrada, o visitante é impactado com uma bela imagem do século XIX de um anjo tocheiro austríaco em madeira policromada, ladeado por duas cabeças aladas de anjos, do século XVIII, esculpidas pelo Mestre Valentim e que pertenciam à Igreja de São Pedro dos Clérigos, demolida em 1843, para a abertura da Avenida Presidente Vargas.

No interior, que não pode ser fotografado, são realizadas exposições temporárias e permanentes. Entre as raridades expostas, destacam-se as rosas de ouro que foram presenteadas à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII, na ocasião da assinatura da Lei Áurea; um magnífico trono de D. Pedro II; uma imagem de Nossa Senhora do Ó, datada aproximadamente de 1585; e o anel original que o agora beatificado Santo Paulo João II doou à Comunidade do Vidigal. Por segurança, ele fica protegido no Museu e uma réplica em prata está na comunidade. Além destas raridades, a “Coleção João Paulo II” expõe um conjunto de mais de 70 peças referentes às duas visitas do Papa ao Rio de Janeiro, em 1980 e 1997.

Muitas outras preciosidades do acervo, como esculturas, pinturas, medalhas, objetos litúrgicos, mobiliário e prataria, podem ser apreciados no local. E o visitante tem ainda a oportunidade de se surpreender com o maravilhoso interior da Catedral, que dá acesso ao Museu, proporcionando uma experiência confortante de calma e paz.

9h às 16h - 4ª a 6ª
9h às 12h - sábados e domingos

R$ 5 (inteira)
R$ 2 (meia-entrada, a partir de 65 anos, crianças até 10 anos e estudantes)

Gratuito
(religiosos e estudantes uniformizados da escola pública)

Todas as idades

Rampa, Banheiro para cadeirantes

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

121 - E5

Informações:

Avenida República do Chile, 245 (subsolo) – Centro
(21) 2240-2869

Facebook: MAAS
Site: http://www.catedral.com.br
E-mail: maas@catedral.com.br