ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Museus

MUSEU DE ARTE DO RIO – MAR

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
MAR-1 1 2 3 4 5 6 8 9 10

Situado na Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio — MAR é constituído de dois grandes prédios em diferentes estilos que são interligados, resultando em uma admirável concepção arquitetônica. No prédio eclético fica o Pavilhão de Exposições que abriga oito amplas salas, dedicadas às mostras de curta e longa duração. Ao seu lado, em uma edificação moderna, está instalada a Escola do Olhar, onde são realizados vários cursos e atividades com foco na formação educacional.

Inaugurado em março de 2013, o MAR tem uma proposta inovadora de dialogar com o público, promovendo sempre a interação das pessoas com a história da cidade, a arte e o cotidiano, incentivando a reflexão e todas as formas de expressão artística e de manifestações culturais.

Todas as exposições são temporárias e, entre as obras mostradas, há as do seu próprio acervo, que é constituído de 12 mil peças. A ideia envolve a construção de uma ligação com o espectador, que vai encontrar, por sua própria percepção, elementos com os quais se identifica e o inserem naquele contexto. As mostras são criativamente apresentadas e seus autores são artistas que pensam o Brasil ou são apaixonados pelo Rio. Aliás, o terceiro andar do pavilhão é todo dedicado à Cidade Maravilhosa. Visitas educativas podem ser agendadas e o setor de Educação promove ações pioneiras, tanto para alunos quanto para professores e o público em geral.

Na Escola do Olhar — cujas atividades educativas são pensadas e coordenadas pelo setor de Educação do MAR —, programas acadêmicos são desenvolvidos para pesquisar, estudar, experimentar e debater a arte, a imagem, a cultura visual e a educação, resultando em um ineditismo educacional que abrange desde o nível infantil à pós-graduação. Com várias salas de aula e um auditório para cem pessoas, são oferecidos cursos diferenciados, palestras e seminários. Tudo isso é possibilitado por uma gestão pioneira, administrada por uma Organização Social (OS), que promove ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, iniciativas de patrocinadores e outros colaboradores.   

Outro diferencial do Museu é o tratamento especial dado aos moradores do entorno, que ganham carteirinha para entrar e sair à vontade, através do programa Vizinhos do MAR, que ainda promove visitas e atividades específicas, encontros para debates e até um café da manhã mensal, sempre visando a inclusão, a arte-educação e o foco nos saberes e fazeres.

A acessibilidade é outra questão bastante enfocada no MAR, e estudos buscam sempre aprimorar e implantar novas ideias para beneficiar pessoas com necessidades especiais. Além dos itens básicos já disponibilizados, existe uma maquete tátil do conjunto arquitetônico e grupos especialmente treinados para orientar e esclarecer dúvidas. Toda esta dedicação foi carinhosamente correspondida com a criação de um sinal em libras para representar a sigla de três letras que nomeia o Museu.

O MAR também dispõe de uma excelente biblioteca com livros sobre arte, aberta ao público de terça a sexta-feira. Eventos coletivos e festas, como o MAR de Música, atraem fiel público e animam em qualquer ocasião. Pontos comerciais de apoio ao visitante, como a loja Novo Desenho e o Café e Bistrô Cristóvão, no térreo, ou o elegante restaurante Mauá, no terraço, são ótimas opções para comprar lembranças e presentes, fazer lanches ou almoçar cercado pela vista deslumbrante que se tem do alto do prédio. O terraço oferece um panorama visual de tirar o fôlego, que já virou point para selfies de grupos de turistas que adoram registrar mais esta maravilha da cidade.

10h às 17h - 3ª a domingo

R$ 8 (inteira)
R$ 4 (meia-entrada para pessoas até 21 anos, estudantes de escolas particulares, universitários, pessoas com deficiência e servidores públicos)
Gratuidade (alunos e professores da rede pública, pessoas acima de 60 anos, vizinhos do MAR, guias de turismo, crianças até 5 anos e funcionários do Museu)
*Terça-feira é gratuito para todos

Todas as idades (Ideal para grupos escolares)

Rampa, Banheiro para cadeirantes, Elevador, Piso podotátil, Maquetes táteis, Visitas educativas mensais especiais em libras, Cadeira de rodas na bilheteria

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Bicicleta, A pé, Ônibus

Documento de identificação, Carteira de estudante

122 - E3

Informações:

Praça Mauá, 5 – Centro
(21) 3031-2741

Facebook: Museu de Arte do Rio
Twitter: @museuarterio
Instagram: museudeartedorio
Youtube: youtube.com/museudeartedorio
Snapchat: museuarterio
Site: http://www.museudeartedorio.org.br
E-mail: info@museudeartedorio.org.br