ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Museus

MUSEU LIGHT DA ENERGIA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
1 2 3 4 5 6 7 8 9

Neste moderníssimo Museu, inaugurado em 2012, o visitante aprende, de forma lúdica e divertida, tudo sobre a energia elétrica, o conforto que ela nos proporciona e o nosso papel como consumidor, evitando riscos e desperdícios e combatendo as ligações clandestinas, os “gatos”.

O Museu oferece três diferentes circuitos de visitação. O Circuito Energia, indicado para estudantes e educadores do ensino infantil, fundamental e médio, apresenta as formas de energia, a eletricidade, as formas de geração, o processo de transmissão e distribuição, os diferentes usos da energia e a relação da energia com o meio ambiente. O Circuito Cidade Inteligente é um centro de demonstração em eficiência energética e smart grid, mais indicado para estudantes de ensino técnico e graduação, além de especialistas do setor elétrico. O Circuito Memória, uma visita teatralizada realizada em um bonde, emociona o público da terceira idade e curiosos sobre o desenvolvimento do Rio de Janeiro no início do Século XX e o importante papel da Light nesse processo. O Museu conta com uma área aberta (Praça das Energias), uma área fechada de 800 m² e também duas salas de atividades educativas, onde ocorrem contações de história, jogos educativos, charadas e também oficinas para professores.

Aprender e se divertir. Esse é o lema do museu, que conta com atividades lúdicas para passar a mensagem do uso eficiente de um recurso tão precioso e necessário para o bem estar da população e seu desenvolvimento.

No Circuito Energia, chama atenção a maquete de uma cidade fictícia feita com peças LEGO: casas, rede elétrica, aerogerador, roda gigante, usina hidrelétrica, linha de transmissão e mais. Uma das outras atrações que faz sucesso é a esfera de plasma, que explica o fenômeno da eletricidade e o campo elétrico. O protótipo de gerador à manivela encanta pela simplicidade, bem como os modelos antigos de medidores de luz. Tudo dialoga com o visitante que, assim, assimila melhor os conhecimentos aprendidos. Entre os jogos interativos, na Casa Maluca os visitantes são divididos em dois grupos e devem pular em grandes botões que representam aparelhos que ficaram ligados, desperdiçando energia. Vence o grupo que economizar mais.

O Circuito Cidade Inteligente é um centro de demonstração de eficiência energética e smart grid, ou rede inteligente. Para tanto, foram montados grandes cenários: o deque Arpoador, onde são exibidos filmes sobre as vantagens da smart grid; a réplica de uma rua com postes, onde é possível acompanhar o fluxo de transmissão de energia e ver como se dá a sobrecarga na rede elétrica; uma residência familiar equipada com aparelhos inteligentes que apontam como será, futuramente, o controle do consumo; uma garagem que explica detalhes sobre o abastecimento de um carro elétrico. Esta verdadeira cidade cenográfica também simula o controle do tempo, possibilitando ambientar os espaços com luzes da aurora, do dia, do anoitecer e até mesmo uma tempestade.

O Circuito Memória desperta o saudosismo, com a história do desenvolvimento do Rio de Janeiro no início do século XX, o papel da Light nesse contexto e várias curiosidades da época.

O diferencial do Museu Light da Energia é o seu programa educativo, que começa na visita e se estende nas atividades lúdicas realizadas em salas próprias para isso. Além disto, disponibiliza um site educativo com jogos e experimentos, e o facebook com troca de experiências de visitantes. Toda visita é acompanhada por um mediador treinado, que adequa as atividades de acordo com a faixa etária.

Para os profissionais de educação, o museu oferece uma oficina, com palestras e visitas guiadas, que contribuem muito para potencializar futuras visitas com alunos. A preocupação com o consumo eficiente de energia é assunto que interessa a todos, e a forma criativa que o Museu Light da Energia propõe para propagar estas informações e conscientizar a população é digna de aplauso e, por si só, faz do Museu uma visita obrigatória e prazerosa.

visitas guiadas
11h15 e 15h30 - 2ª a 6ª
*visita guiada até 15 pessoas (grupos acima: agendar visitas apenas pelo site)

Gratuito

Todas as idades (Ideal para grupos escolares)

Rampa, Banheiro para cadeirantes

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

126 - D4

Informações:

Avenida Marechal Floriano, 168 – Centro
(21) 2211–4515 / (21) 2211–7268
(21) 2211-7424

Facebook: Museu Light da Energia
Site: http://www.museulight.com.br