ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Museus

MUSEU NAVAL

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
2 1 3 4 5 6 7 8 9 10

Funcionando desde 1972 em um prédio centenário, o Museu faz parte do Complexo Cultural da Marinha, que engloba, além dele, a Ilha Fiscal, o Espaço Cultural da Marinha — com seus navios-museus, a Biblioteca da Marinha e o Arquivo da Marinha. Todos estão sob a responsabilidade da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), que preserva, expõe e divulga os acervos históricos, culturais e artísticos da Marinha no Brasil.

Depois de uma total revitalização, em 2006, o Museu Naval ganhou um circuito expositivo intitulado “O Poder Naval na Formação do Brasil”, que apresenta uma infinidade de peças inseridas em surpreendentes cenografias, uma verdadeira e fascinante aula de História. Nos fins de semana, o programa “Siga a Guia” disponibiliza monitores para visitas guiadas, com duração de meia hora.

Entre as preciosidades da exposição permanente destacam-se impressionantes réplicas de embarcações, desde as caravelas aos grandes navios; canhões de bronze dos séculos XVI e XVII; maquetes e painéis em multimídia; vitrines com curiosidades; objetos pessoais, como a espada do Almirante Tamandaré; um computador analógico à manivela para calcular as coordenadas de tiro dos canhões e muitos outros elementos que contam a História do Brasil vista pelo mar.

Além das visitas ao público, a DPHDM criou um Programa Educativo que destaca a participação da Marinha em nossa História e a importância do mar para os brasileiros. São várias atividades específicas para grupos, com visitação às exposições e aulas ministradas por historiadores militares; passeios guiados pelas dependências do Museu; teatro para jovens e recreação infantil. Estas atividades devem ser agendadas e a DPHDM oferece transporte gratuito para os alunos de escolas públicas.

O projeto educativo “Uma Viagem pelo Mundo da História” apresenta espetáculos teatrais encenados com figurinos de época, que contam episódios marcantes de nossa História. Esta atividade merece destaque e também precisa ser agendada.

No interior do Museu, um móbile com dezenas de modelos de aves marinhas pende do topo do salão interno, conhecido como Pátio d’Armas, onde foi criada uma área de convivência. Através de uma parte envidraçada do piso é possível ver uma mina e um torpedo, lembranças da Primeira Guerra Mundial. No final do salão, um pequeno bistrô é também o ponto de venda dos ingressos aos passeios marítimos para a Ilha Fiscal e pela Baía de Guanabara. Anexo ao Museu, uma lojinha faz a alegria dos que querem levar uma lembrança.

O Museu Naval já recebeu vários prêmios de excelência por seu notável trabalho e se mantém de portas abertas para compartilhar com os visitantes a honra de fazer parte da História do Brasil vista pela perspectiva marítima.

12h às 17h - 3ª a domingo
11h às 14h - sábados e domingos

*Visita guiada (Agendar visitas para grupos escolares através do setor educativo)

Gratuito

Todas as idades

Rampa, Banheiro para cadeirantes

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

130 - F4

Informações:

Rua Dom Manuel, 15 - Centro
(21) 2233–9165 (informações gerais)
(21) 2104-6851 (setor educativo)

Facebook: Marinha oficial
Site: http://www.dphdm.mar.mil.br
E-mail: faleconosco@dphdm.mar.mil.br (informações gerais)
E-mail: agendamento@dphdm.mar.mil.br (agendar visitas para grupos)
E-mail: educativo@dphdm.mar.mil.br (atividades educativas)