ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Centros de Educação e Cultura

OBSERVATÓRIO DO VALONGO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
2 1 3 4 5 6 7 8 9

Na época de sua fundação, em 1881, era denominado Observatório do Morro do Vallongo e ficava instalado no extinto Morro de Santo Antônio, com o objetivo de ministrar aulas práticas de Astronomia e Geodésia para aspirantes da Escola da Marinha e alunos da Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Naquela época, o curso de Astronomia ainda não era regulamentado e estas matérias eram dadas apenas no curso de Engenharia. Transferido para o topo do Morro da Conceição em 1922, o Observatório do Valongo passou a ser assim intitulado desde então.

Para sua montagem, valiosos equipamentos foram sendo adquiridos desde sua fundação e estão expostos no atual endereço. O Observatório foi incorporado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ali abriga os cursos de graduação e de pós-graduação em Astronomia, além de várias pesquisas.

Aberto ao público, o circuito de visitação inclui a passagem por três cúpulas distintas, cada uma com equipamentos que marcaram época e que surpreendem, como a Luneta Pazos, construída em 1876 e tida como o mais antigo telescópio em funcionamento no Brasil. Em outra cúpula, o destaque é o telescópio refrator Cooke e Sons, que também tem a função de fazer fotografias astronômicas, o que, na época — 1907 — era um grande avanço. E, por fim, a cúpula que hospeda o supertelescópio alemão Coudê, que chegou em 1974 e ainda é utilizado pelos alunos. Outros instrumentos antigos e modernos, assim como fotos e painéis, compõem os itens a serem apreciados.

Além da visitação gratuita, o Valongo fica aberto ao público para observação do céu, na primeira e na terceira quartas-feiras do mês, das 18h às 21h. Palestras específicas como a Semana dos Planetas Gigantes, a Semana do Equinócio e outros eventos astronômicos, como passagem de cometas e eclipses, também são ótimas razões para receber o público, que, além de observar os fenômenos em equipamento ultraprofissional, ainda recebe uma verdadeira aula de astronomia.

11h às 16h - 2ª a 6ª (grupos turísticos ou escolares devem agendar visitas por telefone)

Gratuito

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), A pé (Subindo do Centro), Ônibus

17 - D3

Informações:

Ladeira do Pedro Antônio, 43 (Morro da Conceição) – Centro
(21) 2263-0685 (informações e agendamento de visitas para grupos)

Facebook: Observatório do Valongo
Twitter: @ValongoUFRJ
Site: http://www.ov.ufrj.br
E-mail: mello@astro.ufrj.br