ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Cultura Gastronômica

PADARIA BASSIL

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
6 1 2 3 4 5

No coração do Saara, a centenária padaria, fundada em 1913 pelo libanês Tufi Bassil, é famosa pelas imbatíveis esfihas de carne, atraindo fãs que se acomodam ao redor do balcão para saboreá-las.

Atualmente, a casa é comandada pela dupla Iran José e Hugo Martins, que atendem pessoalmente a clientela, sempre aos olhos de seu fundador que, como manda a tradição árabe, tem seu retrato pendurado na parede.

Entre os concorridos salgados, a esfiha fechada de carne é a mais pedida, porém, opções como a de ricota e a de espinafre também agradam em cheio. Tudo é assado no forno a lenha e a esfiha também vem na versão aberta, cuja massa é levemente folhada, nos sabores carne ou ricota. Os quibes de carne ou de ricota fazem sucesso, bem como a tradicional Homus Tahine (pasta de grão de bico) e babaganuche (pasta de berinjela) e a coalhada seca, todas vendidas a peso.

No interior da padaria, chama atenção a parede revestida de azulejos preto e branco que, segundo os proprietários, é o resultado de uma aposta feita entre Garrincha, que era assíduo frequentador,  e Jordan, jogador do Flamengo, na decisão do campeonato de 62. Quem ganhasse pagaria a reforma da parede, que deveria ter as cores do time vencedor. O Botafogo venceu e Jordan teve que bancar a obra com as cores alvinegras.

Apostas à parte, a padaria Bassil continua “batendo um bolão” com seus fãs que, no intervalo das compras pelo Saara ou na correria do dia a dia, saem sempre ganhando quando entram lá.

8h às 18h - 2ª a 6ª
8h às 14h - sábados

Preços variados

a partir de R$ 4
(quibe ou esfiha)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Pres. Vargas), Ônibus

108 - D4

Informações:

Rua Senhor dos Passos, 235 (Saara) – Centro
(21) 3970-1673

Facebook: Padaria Bassil
E-mail: padariabassilltda@gmail.com