ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Espaços Literários

REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
2 1 3 4 5 6 7 8 9 10

A magnífica fachada em estilo manuelino, com as estátuas de Pedro Álvares Cabral, Luis de Camões, o Infante Dom Henrique e Vasco da Gama, já seria um bom motivo para visitar esta verdadeira joia arquitetônica, que exibe em seu interior um aconchegante salão de leitura circundado por estantes repletas de livros, uma claraboia com a estrutura de ferro de onde pende um vistoso lustre e muitas outras obras de arte, deixando os visitantes extasiados.

O Real Gabinete Português de Leitura foi criado em 1837 por um grupo de portugueses expatriados que tinham em comum a saudade da cultura portuguesa e a paixão pela literatura. Durante anos o grupo lutou para conseguir uma sede digna de abrigar a biblioteca, cujo acervo crescia a olhos vistos, possuindo, em 1860, 33 mil volumes. A maravilhosa sede onde hoje está instalada teve sua pedra fundamental lançada em 1880 por D. Pedro II, e foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887.

Em maio de 2015 o Real Gabinete Português de Leitura completou 178 anos de existência, orgulhoso de seu papel na preservação, pesquisa e divulgação de obras portuguesas, que hoje contabilizam 350 mil volumes, entre os quais, milhares de raridades, como os manuscritos de “Amor e perdição”, de Camilo Castelo Branco; um exemplar de “Os Lusíadas”, datado de 1521; o “Dicionário da língua Tupy”, de Gonçalves Dias. Devido à Lei do Depósito Legal, a biblioteca recebe um exemplar de todos os livros e periódicos acadêmicos publicados em Portugal, fazendo com que seu acervo cresça a cada dia.

Todas as obras estão sendo digitalizadas e podem ser consultadas no site oficial ou no site especialmente criado para o projeto Real em Revista, que já digitalizou mais de 34 mil páginas, entre as quais, diversas pertencentes a periódicos do século XIX. Uma equipe de profissionais é responsável pela preservação e restauração dos livros, possuindo, inclusive, uma oficina de encadernação. Foi criado também um centro de estudos para maior diálogo com o público, oferecendo cursos, exposições, conferências e publicações, como a revista Convergência Lusíada. Concertos musicais também são realizados pelo projeto Música no Museu ou através de outras iniciativas da instituição, que conta com um auditório de 120 lugares. Vários benefícios são oferecidos para os 2.400 sócios que contribuem para o desenvolvimento de ações culturais do Real Gabinete, prova viva do velho ditado: “A união faz a força”.

9h às 18h - 2ª a 6ª

Gratuito

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

34 - E4

Informações:

Rua Luís de Camões, 30 – Centro
(21) 2221-3138 / (21) 2221-2960

Facebook: Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB)
Facebook: O Real em Revista
Site: http://www.realgabinete.com.br
Site: http://www.orealemrevista.com.br
E-mail: gabinete@realgabinete.com.br