ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Cultura Gastronômica

RESTAURANTE RIO MINHO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
Slide 7
Slide 8
Slide 9
Slide 10
3 2 4 5 6 7 8 9 10 modelo_foto_guia_iccv_centro

Fundado em 1884, especializado em frutos do mar e considerado o mais antigo da região, há mais de 30 anos é comandado pelo espanhol Ramon Isaac Dominguez, que é também o chef da casa.

Ele conta que, quando garoto, passeando com seu pai, ao chegar à porta de um restaurante foi atraído por um quadro com uma paisagem do Rio Minho. Comprou o restaurante 20 anos depois e, desde então, trabalha diariamente na cozinha, preparando pratos de alta qualidade.

Entre as opções destaca-se um  misto de grelhados que inclui  filés de cherne, polvo, camarões grandes, lulas e cavaquinha, acompanhados de arroz de brócolis e alho frito. Dizem que é de comer rezando! Dizem, também, que lá surgiu a famosa Sopa Leão Veloso, carro-chefe da casa. Ela é preparada com cabeça de peixe  e camarões, acrescida de pedaços de polvo, mexilhões e lula,  um toque de urucum e pimentão doce espanhol. Outro prato que agrada em cheio é o polvo com arroz de brócolis e batatas coradas, e tudo é servido em porções para uma ou duas pessoas. Das sobremesas, o Mineiro de Botas, feito com queijo, ovo, banana, açúcar queimado e canela, lidera o ranking das mais pedidas.

O salão e um mezanino, que comportam 110 pessoas, ainda conservam parte dos azulejos portugueses originais, bem como, em lugar de destaque, aquele quadro com a paisagem do Rio Minho. Anexo ao restaurante, o Cabaça do Minho é um espaço com ares de boteco de fino trato, onde são oferecidos os mesmos pratos do restaurante, porém  com preços um pouco mais em conta, e cervejas estupidamente geladas, servidos em mesinhas na calçada ou ao redor do amplo balcão.

O Sr. Ramon costuma circular pelo salão para se certificar que todos estão satisfeitos. Sua filha, que também lá trabalha, faz as honras da casa, que mantém funcionários antigos, alguns com até 28 anos de dedicação. Como uma grande família, a equipe tira férias coletivas uma vez ao ano, sempre no mês do Carnaval, para renovar o fôlego e continuar encantando os clientes, que voltam depois que a banda passa. 

11h às 16h - 2ª a 6ª

Preços variados

Todas as idades

Rampa

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

114 - F4

Informações:

Rua do Ouvidor, 10 – Centro
(21) 2509-2338