SOCIEDADE BRASILEIRA DE BELAS ARTES
Fundada em 10 de agosto de 1910 pelo jovem artista Aníbal Mattos, a Sociedade Brasileira de Belas Artes (SBBA) vem fazendo, nestes mais de cem anos de atuação ininterrupta, um notório trabalho de incentivo, divulgação e ensino das artes plásticas.
O prédio onde hoje está instalada foi originalmente construído em 1777 para servir de residência ao Marquês do Lavradio, na ocasião em que era Vice-Rei do Brasil e transferiu a Capital de Salvador para o Rio de Janeiro. O nobre também mandou fazer a Rua do Lavradio, bem como várias fortalezas para proteger a cidade. Posteriormente o Solar do Marquês do Lavradio abrigou vários outros órgãos, como Tribunais, Instituto Félix Pacheco (IFP) e uma unidade do Departamento de Or-dem Política e Social (DOPS), até que, em 1967, passou a sediar, definitivamente, a SBBA.
Durante todo este tempo, realizaram várias obras que descaracterizaram o estilo colonial inicial, tornando sua arquitetura eclética. O prédio foi restaurado recentemente, tendo telhados e assoalhos trocados, porém preservaram pisos de ladrilho hidráulico, a parede de azulejos no hall de entrada e a fachada. Durante esta última obra, encontraram pinturas ornamentais em uma das paredes do salão de 270 metros quadrados, onde antes ficava o quarto privativo do Marquês e que atualmente serve como uma grande sala para aula de pintura.
As atividades da SBBA são abertas ao público e são oferecidos cursos livres de desenho, pintura e escultura, diariamente, a preços bem acessíveis. O ambiente acadêmico é convidativo e técnicas com pastel, aquarela, óleo, acrílico e até com modelo vivo, são exercitadas pelos dedicados alunos. Galerias e salas de exposição temporária estão sempre à disposição gratuitamente e a programação, que inclui cerca de dez mostras por ano, pode ser conferida na fan page oficial.
Outra atração à parte é o Museu da SBBA, com exposição permanente de objetos e mobiliário de época, além de pinturas de artistas nacionais e estrangeiros dos séculos XIX e XX. São 36 quadros tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), com obras de Elizeu Visconti, Timóteo da Costa, Portinari, Araújo Porto Alegre, entre outros ícones das artes.
Premiações e concursos anuais como, por exemplo, o Salão Femi-nino — já na 50ª edição —, estimulam a produção artística nas categorias desenho, pintura, escultura e fotografia. Palestras, seminários, vernissages e lançamentos de livros são também realizados no local, que está sempre de portas abertas para receber as artes plásticas e seus entusiasmados apreciadores.
13h às 17h30 - 2ª a 6ª
Gratuito (visitação)
Preços variados (cursos)
Todas as idades
Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus
19 - E6
Informações:
Rua do Lavradio, 84 – Centro
(21) 2504-6718 / (21) 2509-7079
Facebook: Sociedade Brasileira de Belas Artes
E-mail: sbba.contato@gmail.com