ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Comércio Tradicional

TABACARIA AFRICANA

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
2 1 3 4 5 6

Com o histórico de segunda casa comercial mais antiga do Rio de Janeiro e o de tabacaria mais antiga do Brasil, fundada em 1846, acompanhou a evolução da cidade desde os tempos do Império até os atuais. Em seus quase 170 anos, a Africana vem atendendo clientes anônimos e ilustres personagens com o mesmo carinho e respeito.

No tempo do Império, tanto plebeus quanto aristocratas — inclusive o imperador D. Pedro II — eram frequentadores. Na época republicana, Getúlio Vargas ia semanalmente buscar seus charutos feitos na Bahia especialmente para ele, e Juscelino Kubitschek sempre lá deixava seus isqueiros para consertar. Recentemente a Tabacaria foi nomeada Patrimônio Cultural Carioca pela prefeitura.

A loja tem uma pequena cafeteria e um minibar, tudo administrado por Isaac, neto dos portugueses que compraram a tabacaria em 1920. O carro-chefe da casa, os charutos brasileiros, chegam a superar em qualidade algumas marcas internacionais e até mesmo os afamados cubanos. O grande diferencial da Africana é proporcionar a seus clientes degustação de charutos em uma sala de fumar, com climatização e exaustor apropriados, ou nas mesinhas ao ar livre dispostas na calçada, acompanhados de um bom café ou bebidas finas, como uísque, conhaque ou vinho do Porto. Os charutos de marcas mais famosas são armazenados em local com umidificação especial, para conservá-los em perfeitas condições.

Outros produtos, como cigarrilhas e uma variedade de cachimbos, são lá encontrados, bem como fumos especiais para cachimbo nos mais diversos sabores e procedências, além de fumo de corda, considerado uma verdadeira raridade nos dias de hoje. Todo tipo de acessórios para cachimbos e charutos — furadores, cortadores, limpadores, raspadores — e presentes, como isqueiros, canivetes, canetas e pequenos jogos, por exemplo, são também comercializados, a cada dia atraindo mais clientes e visitantes que, mesmo sem serem fumantes, querem conhecer este cantinho no Centro que faz parte da história da Cidade Maravilhosa.

9h às 2h - 2ª a 6ª
9h às 13h - sábados

Preços variados

Maiores de idade

Rampa

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

71 - F4

Informações:

Praça XV de Novembro, 38 – Centro
(21) 2509-5333 / (21) 2221-3921

Facebook: Tabacaria Africana
Site: http://www.tabacariaafricana.com
E-mail: tabacariaafricana@dorio.com.br