ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Artes Cênicas

TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMES

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
Slide 6
6 1 2 3 4 5

Originalmente fundado em fevereiro de 1872 com o nome de Theatro Casino Franco-Brésilien, apresentava números de café-concerto para entreter, entre outros, os frequentadores do vizinho Hotel Richelieu. Depois de quase uma década, foi comprado e rebatizado Theatro Sant’Anna, sendo reinaugurado em outubro de 1880. Após o falecimento do proprietário, seus herdeiros o venderam e o teatro passou por uma grande reforma, para ser novamente reinaugurado, em janeiro de 1905, já com o nome Theatro Carlos Gomes.

Em sua trajetória, a casa sofreu três grandes incêndios. O primeiro, em 1929, a destruiu completamente, sendo reconstruída no estilo art déco. O segundo incêndio foi em 1950 e, apesar dos estragos, a obra foi rápida e incluiu melhorias, reabrindo no mesmo ano. Passada uma década, um curto-circuito provocou o terceiro incêndio, mas o Carlos Gomes reabriu um ano depois, totalmente reformado: novas poltronas, modernas instalações elétricas e um palco maior.

Na década de 80, o teatro sofreu a ameaça de ser derrubado para que fosse construído no local um grande apart-hotel. Após muita mobilização, o tombamento do Teatro foi sancionado em 1984 e, em 1988, ele foi transferido para a prefeitura e novas reformas tiveram início, até ser entregue ao público em 1993. Em sua última reforma, ganhou decoração sofisticada, confortáveis poltronas, sistema acústico e de refrigeração e componentes técnicos de última geração, bem como equipamentos de segurança e novos camarins. Em 2002, o Carlos Gomes foi mais uma vez reinaugurado, renovando também sua programação, e passou a oferecer, além de peças teatrais, concertos, recitais, espetáculos de dança, seminários e serviços de aluguel para eventos corporativos.

Durante todo o ano, o Teatro recebe as produções de várias Coordenadorias Regionais de Edu-cação (CRE) para realização de projetos de formação de plateia. Também acontece, em cada terceiro domingo do mês, um projeto de acessibilidade audiovisual para as pessoas com deficiências visual e auditiva, que inclui intérprete de libras, aparelhos para cegos e projeção com legenda para surdos-mudos. Todo primeiro sábado do mês, em integração com o “Circuito Tiradentes Cultural”, o teatro fica de portas abertas para visitas guiadas às dependências internas, que são um espetáculo à parte.

14h às 18h - 4ª a domingo
(bilheteria e informações gerais)

Espetáculos em dias e horários variados
(consultar programação)

Preços variados (espetáculos)

Todas as idades (Checar a faixa etária dos espetáculos)

Rampa, Banheiro para cadeirantes, Box para cadeirantes (No Cinema e Teatro)

Carro, Metrô (Estação Carioca), Ônibus

Documento de identificação, Carteira de estudante

76 - E5

Informações:

Rua Pedro I, 4 (Praça Tiradentes) – Centro
(21) 2215-0556 / (21) 2224-3602

Facebook: Teatro Municipal Carlos Gomes
Site: http://www.rio.rj.gov.br/web/smc/teatros
E-mail: teatrocarlosgomes.culturario@gmail.com