ficha_tecnica
Aumentar fonte Diminuir fonte

Expressões Artísticas

TERESA SPERIDIÃO E GUSTAVO SPERIDIÃO

Slide 1
Slide 2
Slide 3
Slide 4
Slide 5
2 1 3 4 5

Os Speridião — mãe e filho — têm em comum o parentesco, o talento nato e a temática politizada, expressando em seus trabalhos suas ideias e preocupações com a realidade social.

Teresa é mineira, artista plástica, artesã e colunista do jornal Folha da Rua Larga. Suas obras têm a peculiaridade de trazer uma mensagem com conotação política, seja explícita ou subliminar. Sua criatividade vai além das tintas e pincéis, recorrendo a técnicas mistas para dar ênfase ou volume ao recado que pretende passar. Seu currículo inclui exposições e premiações, como a da obra “Pão de Açúcar”, feita com uma técnica na qual texturas em alto relevo, como se fossem impressões digitais, criam um efeito apenas com tons de branco. Em outra obra premiada — “Transgressão” — feita com a mesma técnica, a mensagem é clara: “A gente nasce em branco, depois começa a despertar e vai crescendo até transgredir”. Teresa também usa sua criatividade sobrepondo elementos em caixas de fósforos, em alusão ao brilho que o povo tem e ao poder de gerar uma explosão. Com seu ateliê instalado em casa, ela recebe visitação através de agendamento.

Gustavo é carioca, com uma carreira que o eleva ao patamar dos artistas que têm exclusividade em galerias e obras em museus. Formado em Belas Artes e Mestre em Linguagens Visuais, seu currículo registra exposições internacionais na França, Japão e Noruega, além de espaços consagrados no Brasil, especialmente no Rio e São Paulo. Em uma de suas mostras, expôs a obra “Lona”, com cartazes colados sobre uma lona de caminhão — remetendo a greves e protestos — colhidos e colecionados pelo mundo. A obra é impactante e traz uma dúbia associação: lona de abrigo ou de nocaute? Gustavo é muito politizado e esta característica fica clara em seus trabalhos. Seu ateliê fica no Morro da Conceição e pode ser visitado, preferencialmente com agendamento.

Vale a pena conhecer os dois artistas pessoalmente e ouvi-los contar sobre suas criações, que impressionam pela beleza plástica e pelo alerta que provocam.

Agendar visitas por e-mail

Gratuito (visitação)
Preços variados (obras)

Todas as idades

Carro, Metrô (Estação Uruguaiana), Ônibus

43 - D3

Informações:

Rua Sacadura Cabral, 117/603 - Centro (Ateliê da Teresa)
Rua Jogo da Bola, 95 - Morro da Conceição (Ateliê do Gustavo)
(21) 98000-7114

Facebook: Ateliê Teresa e Gustavo Speridião
E-mail: teresa.speridiao@gmail.com